sexta-feira, 16/04/2021
Notícia

Em Votuporanga, secretário da Educação acompanha vacinação contra Covid-19 e faz entrega de ônibus escolares

Na cidade, cerca de 520 profissionais da educação já foram imunizados; investimento nos quatro ônibus foi de quase R$ 1 milhão de reais

O secretário da Educação, Rossieli Soares, acompanhou nesta sexta-feira (16) a vacinação dos profissionais da educação contra Covid-19 na cidade de Votuporanga. Em seguida, Soares fez a entrega de quatro ônibus destinados ao transporte escolar no município.

“É uma alegria muito grande estar aqui vacinando professores, conversei com a equipe de saúde que falou da emoção em imunizar os profissionais. Isso coloca esperança na sociedade, graças ao Governo de São Paulo, que bancou a vacina, e hoje as doses do Butantã é a base da vacinação do brasileiro”, afirma o secretário.

A campanha de vacinação foi iniciada no sábado (10), em todo o estado, e vai imunizar nesta etapa inicial secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários com mais de 47 anos de idade. Serão 350 mil doses. Em Votuporanga, 521 profissionais já foram vacinados.

A imunização garante mais segurança ao retorno das atividades presenciais nas escolas. O Governo de SP autorizou a retomada, de forma gradual e facultativa, desde de segunda-feira (12), quando o estado voltou a vigorar na fase vermelha do Plano São Paulo. As unidades poderão atender o limite máximo de 35% dos alunos por dia, além de obedecer a todos os demais protocolos de segurança sanitária previstos no Plano.

Na rede estadual, segue válida a recomendação para que as escolas da rede estadual priorizem os alunos mais vulneráveis para as atividades presenciais.

O Governo de SP definiu como critérios para formar o grupo de mais vulneráveis os alunos que têm necessidade de se alimentar na escola; os que possuem dificuldades de acesso à tecnologia e aqueles com a saúde mental em risco ou severa defasagem de aprendizagem.

Ônibus escolares

Rossieli Soares também fez a entrega de quatro ônibus escolares modelo ORE 3, da Volkswagen. O investimento foi de R$ 991.800,00, adquiridos por meio de investimento do Governo do Estado de São Paulo. Cada veículo custa R$ 247.950,00 e tem capacidade para transportar até 59 estudantes sentados, além do condutor, e possui dispositivos de acessibilidade.

“O transporte escolar é uma das questões mais desafiadoras da educação, e o estado passou muito tempo sem fazer investimento pesado na área. Mas hoje só em Votuporanga, o investimento foi de quase R$ 1 milhão, algo muito importante para a região. O transporte ajuda a garantir uma forma de chegar às crianças que mais precisam, que moram nos locais mais distantes”, afirma Soares.

O secretário reforçou que este é o momento mais difícil da história da educação e todo o esforço do Governo é para dar segurança aos alunos. “A educação é essencial e estamos com saudades de nossas crianças na escola, por isso está na hora de todos nós, enquanto sociedade, apoiarmos cada vez mais esse retorno das atividades presenciais.”

O Governo de SP já adquiriu nesta gestão 868 veículos, sendo 168 do modelo ORE 2 e 700 do modelo ORE 3, com investimento de R$ 211.625.400,00. Até o dia 8 de abril deste ano, foram entregues 636 veículos para 398 municípios paulistas.