segunda-feira, 31/07/2006

Encerrada a 1ª Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena

Foram dois dias de palestras, debates e discussões feitas por nove grupos de trabalho A educação escolar indígena esteve em debate nos últimos dias 27 e 28, durante a primeira […]

A educação escolar indígena esteve em debate nos últimos dias 27 e 28, durante a primeira edição da Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena na Cidade Universitária (USP). O primeiro dia de evento foi realizado no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Avenida do Anfiteatro nº 109. Já no segundo dia os participantes se reuniram no Auditório da Escola de Aplicação, na Avenida da Universidade nº 308.

Objetivo final

A sexta-feira começou cedo, às 8 horas da manhã, com os grupos de trabalho temáticos discutindo as propostas, metas e encaminhamentos decididos coletivamente. O ponto alto foi a realização de uma plenária para a consolidação das propostas e a aprovação de um documento final.

Quem foi

O evento contou com a presença da coordenadora da Cenp – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Sonia Maria Silva; da coordenadora do NEI – Núcleo de Educação Indígena, Deusdith Velloso; ambas da Secretaria de Estado da Educação; do presidente do Conselho de Estado da Educação, Marcos Monteiro; e ainda, de representantes da FUNAI, Ministério da Educação (MEC) e de comunidades indígenas.

Passo a passo

A conferência foi organizada em duas fases: a regional, realizada pela Diretoria de Ensino com a participação dos Supervisores de Ensino da Escola Indígena, Comissão Étnica Regional, Professores Indígenas e a Comunidade produziu as propostas que subsidiaram as discussões da fase Estadual durante os dois dias.

O que foi discutido

A comissão organizadora da Conferência analisou as propostas e estabeleceu nove temas para serem discutidos. São eles: Formação inicial e continuada dos professores indígenas; Cultura e Educação Escolar Indígena; Língua Materna e a Escola Indígena; Infra-estrutura Física das Escolas Indígenas; Material didático diferenciado; Educação Básica – Fundamental e Médio; Educação de Jovens e Adultos-EJAI; Educação Infantil Indígena e Experiências Interculturais.

Cada grupo contou com moderador; relator e assessores. Eles auxiliaram os grupos no aprofundamento das discussões e na elaboração das propostas que foram apresentadas na plenária.

Da tribo para a conferência

Índios de várias etnias estiveram presentes na conferência: Guarani, Kaingang, Krenak, Terena e Tupi Guarani. Danças típicas como Tangará, Dança da Ema, também foram apresentadas, além da Benção dos Pajés e do Canto da história Kaingang.