• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 03/11/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#Enem: Confira algumas dicas para mandar bem nas provas

Neste ano, avaliação nacional será aplicada em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro

Neste domingo (4), será realizado o primeiro dia de prova do Enem 2018. Na reta final dos estudos, preparamos algumas dicas para saber controlar o tempo e mandar bem nas questões.

Além de estudar todas as disciplinas exigidas, é importante criar uma estratégia para realizar a avaliação. Como na maioria dos casos as questões são longas e exigem bastante leitura, o candidato pode desenvolver algumas técnicas.

Administrar cada minuto dando atenção ao nível de dificuldade de cada pergunta é muito importante para não se perder no relógio. Para isso, procure resolver as questões mais fáceis primeiro e deixe os itens mais complexos para o final. Lembre-se de que todas as salas terão um marcador de tempo.

Outra dica possível é rever as últimas provas do Enem e tentar responder as questões para gerenciar o tempo. Além disso, não deixe de praticar a leitura diária de jornais, revistas, matérias online e livros.

“Tudo o que o aluno lê, é importante que desperte curiosidade e o faça perguntar o porquê. Queremos que eles desenvolvam essa curiosidade por diversos assuntos. Isso, sem dúvida, dará muito mais confiança para o Enem”, afirma a coordenadora da CEGEB da Secretaria da Educação, Célia Viam.

No dia da prova

A prova do Enem é aplicada em todo território nacional e por isso são estabelecidas algumas exigências e restrições aos candidatos. É obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e documento oficial de identificação original com foto.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aconselha que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impresso para assinatura do chefe da sala, caso precise do documento.

Borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, anotações, lápis, lapiseira, livros, manuais, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens estão na lista de proibições para o dia da prova.

“Desejamos muita sorte a todos. Por isso, é importante estudar, focar e não desistir dos sonhos”, finaliza a subsecretária de Articulação Regional da pasta, Valeska Toledo.

Serviço
Enem 2018
Datas: 4 e 11 de novembro
Local: o local será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição na Página do Participante. Clique aqui 
Horário: os portões de acesso aos locais serão abertos às 12h e fechados às 13h