terça-feira, 31/10/2023
Notícia

Enem: escolas estaduais de SP fazem contagem regressiva com relaxamento, grupos de estudo e aulas diferenciadas

Primeiro dia de provas é no próximo domingo (5) com questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação A menos de uma semana para o início do Exame Nacional […]

A menos de uma semana para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), escolas da rede estadual paulista se preparam para a maratona de provas com um planejamento especial. Na programação, aulas diferenciadas, grupos de estudo, revisão de conteúdo e até uma pausa nas atividades com “sessões” de relaxamento para diminuir a ansiedade dos estudantes. Veja abaixo alguns exemplos na capital, região metropolitana de São Paulo e interior.

Redação com arte e sons

A produção de um texto exige silêncio e concentração. Não é exatamente assim que acontece na eletiva Tindecon, ministrada pelos professores José Carlos Moreira, de língua portuguesa, e Jorge Franco, de sociologia. Para ampliar o repertório cultural dos alunos da Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira, na capital, a dupla não deixa ninguém quieto e traz para aulas exemplos de música, dança e cinema. A ideia é que, com essas referências, os estudantes consigam elaborar melhor os argumentos e, assim, construam redações mais completas. Aliás, Tindecon significa: T – Título, In – Introdução, De – Desenvolvimento e Con – Conclusão, itens essenciais para o desenvolvimento de um texto dissertativo argumentativo exigido no Enem.

Um por todos, todos por um

Já na Escola Estadual Professor Amadeu Olivério, em São Bernardo do Campo, a máxima é: todo mundo se ajuda. Dessa maneira, 12 estudantes foram selecionados para apoiar os docentes nos horários de tutoria e de orientações de estudos. Juntos, eles tiram as dúvidas dos colegas e repassam o conteúdo cobrado no Enem. Para o diretor da unidade, Jonas Vicente Jatobá, além de aprender, os alunos estão estreitando os vínculos. “A responsabilidade e o comprometimento com a socialização das aprendizagens desafiadoras entre os pares têm sido importante para todos”, explica.

Enem que a vaca tussa!

Na Escola Estadual Doutor Carlos Sampaio Filho, em Penápolis, o momento é de revisão. Ao longo do semestre, os alunos inscritos na eletiva “Enem que a vaca tussa” se debruçaram em exercícios e nas edições anteriores do exame. O objetivo era relembrar todos os tópicos das disciplinas de língua portuguesa e matemática que caem no Enem. A redação, temida por 10 entre 10 estudantes, também teve atenção especial com dicas e muita prática. Além disso, os jovens receberam informações sobre mercado de trabalho e opções de carreira a seguir no futuro.

Mente sã e corpo são

Os estudantes da Escola Estadual Antônio Apparecido Falcão, em Pindamonhangaba, terão um respiro antes da prova. Para esta terça-feira (31), a unidade organizou um workshop e momentos de pausa. As atividades são voltadas para o bem-estar emocional dos jovens em uma semana tão decisiva. Por isso, primeiro os alunos serão acolhidos com a palestra “O que esperar?”. Em seguida, eles farão sessões de alongamento e relaxamento e duas dinâmicas para diminuir a ansiedade.