terça-feira, 26/02/2019

Escola Agostinho Grigoleto promove projeto de preservação de nascentes

A unidade de ensino localizada em Brejo Alegre encontra-se às margens do rio Tietê

Educação Ambiental se tornou um tema recorrente nas escolas da rede estadual de ensino. A cada ano novos projetos são inseridos no cotidiano dos alunos com o objetivo de aliar a teoria e a prática.

Desde 2015, a escola Agostinho Grigoleto, localizada em Brejo Alegre e pertencente a Diretoria de Ensino Região de Birigui, realiza o projeto “Um olhar sobre as nascentes: protegendo nossas riquezas”.

Localizado na região noroeste do Estado de São Paulo, o município de Brejo Alegre encontra-se às margens do rio Tietê.  A proximidade com o rio o torna de fundamental importância para grande parte das atividades locais, bem como para o sentimento de pertencimento de toda comunidade.

Durante as aulas de Geografia, o professor Francisco Silva Júnior, realizava discussões com os alunos dos 7º anos sobre o cuidado com o meio ambiente local. Com isso, surgiu a ideia de criar um projeto sobre educação ambiental. Professores, alunos e gestores da escola se uniram e “nascente” foi a temática escolhida para iniciar as atividades.

Despertar uma consciência crítica sobre questões ambientais, a identificação de diversas nascentes de nosso município que se encontram degradadas, sem a mata ciliar, com erosões, em processo de assoreamento, sendo utilizadas como área de pastagem e água para o gado, são os principais pontos do programa.

“Essas nascentes alimentam o baixo Tietê e devido a sua grande importância para o ecossistema local, tivemos a ideia de conservar e preservar esses importantes olhos d’água”, ressaltou o Professor Francisco.

Durante todo ano letivo a temática era abordada em diferentes situações de aprendizagem propostas no componente curricular de Geografia do 7° ano, como também a interdisciplinaridade entre as outras ciências, e tinha como ápice do projeto a visita em algumas nascentes.

Com a entrada da 5° Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em 2018, o projeto entrou em uma nova fase que visa a recuperação direta de nascentes na área rural do município, onde a comunidade escolar, junto a seus parceiros, buscam conscientizar os proprietários rurais, afim de que permitam um trabalho de recuperação dos olhos d’água degradados em suas propriedades.

Foram realizadas reuniões com equipe e parceiros, palestras na escola, visitas de campo e, por fim, escolhida a primeira nascente a ser recuperada em uma propriedade que foi denominada de piloto.

O apoio do Diretor da Unidade Escolar, Helder Held, contribui diretamente para o que essa iniciativa continue a caminhar a passos largos, colocando sempre em pauta projetos que visem o ensino/aprendizagem tradicional atrelado a novas formas de conhecimento de mundo, em especial a Educação Ambiental.

“Somos uma escola muito próxima do Rio Tietê. Temos 19 nascentes e todas acabam no rio. As crianças vão acompanhando as nascentes durante a sua passagem na escola. No ano passado, adotamos a nascente do Pirão”, explica o diretor da unidade de ensino Helder Held.