Cada vez mais, envolver e socializar o aluno com a vida escolar têm mostrado impactos positivos na aprendizagem. Valorizar a presença do estudante é fundamental para gerar maior rendimento intelectual e diminuir os índices de evasão escolar.
Na E.E. Marechal Mallet, em Campinas, o projeto “Acolher” se tornou destaque na rede estadual de São Paulo. A unidade de Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) promove ações baseadas em cinco pilares: as boas-vindas, a execução semanal do Hino Nacional Brasileiro, a sexta-feira talentosa, os direitos e deveres e a despedida.
A iniciativa tem como objetivo fazer com que cresça no aluno sentimentos de pertencimento ao ambiente escolar, bem como interações entre todos os frequentadores da unidade. Para a vice-diretora da unidade, Elisandra Teixeira Marcondes, isso fez com que os pequenos se envolvessem mais com os projetos da escola.
“Houve uma significativa mudança no comportamento dos alunos. No Show de Talentos, por exemplo, eles mesmo se organizaram. Eles vêm aqui, falam nome, série e o dia que vão se apresentar”, explica.
Entre as atividades está a Boas-vindas!, na qual todo estudante que se matrícula na Mallet é recebido pelos Agentes de Organização Escolar, Gestores e Professores. O intuito é despertar o sentimento de acolhimento e fazer com que se sintam importantes para o coletivo.
Na execução do Hino Nacional, é momento de aprender a postura correta diante da bandeira e a letra da canção. Ainda, a Sexta-feira Talentosa reúne alunos, funcionários e educandos para se expressarem através da arte. Os interessados podem fazer uma “inscrição” prévia e realizar apresentações de música, dança, teatro, poemas, entre outras.
Desses encontros semanais, saíram duas cantoras que chamaram a atenção de todos. As alunas Leticia dos Santos Ravavo e Mayara Cristina Castelli contam como descobriram que tinham o dom para música. “Teve um dia que eu e a Mayara fizemos um trabalho em que a gente cantou em todas as salas. Ficamos com um pouco de vergonha, mas foi muito legal.”, lembra a pequena Letícia.
Já a atividade do Direitos e Deveres organiza uma roda de conversa sobre o que é preciso fazer para se ter um ambiente harmonioso dentro e fora da escola. Ali, todos refletem quanto a comportamentos adequados e desejados. Tudo o que é falado vai para um mural, para que os alunos façam uma leitura diária do combinado.
Por fim, acontece o momento da Despedida, em que alunos e professores descem para o pátio e aguardam os pais e perueiros. Todos se posicionam, em fila, dez minutos antes do término do período, seja manhã ou tarde. Assim, todos criam maior familiaridade com os colegas e com os funcionários, tornando o ambiente escolar muito mais agradável.