• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 02/05/2005
Últimas Notícias

Escola da Família revela talentos no esporte

De observadora, Claudia passou a atleta A escrituraria Claudia Dias Guedes acompanhava os sobrinhos, de 4 e 8 anos de idade, todos os sábados e domingos no curso de tae […]

De observadora, Claudia passou a atleta

A escrituraria Claudia Dias Guedes acompanhava os sobrinhos, de 4 e 8 anos de idade, todos os sábados e domingos no curso de tae kwon do ministrado pelo programa Escola da Família na EE Fernando de Azevedo, no Jardim Castelo, em Santos. Num desses fins de semana Claudia não resistiu ao convite da professora Karina Nascimento: resolveu sair da posição de espectadora e partir para o ataque. Hoje, com 33 anos, a tia, de mera acompanhante, virou aluna e medalha de ouro na categoria master da I Etapa do Campeonato Paulista de Tae kwon do, realizado no início do mês no Ginásio CERET, bairro do Tatuapé, em São Paulo. O Campeonato reuniu cerca de 500 competidores e rendeu mais 8 medalhas para a escola: 5 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze.

O prêmio serviu de incentivo para o treino, tendo em vista a aproximação das demais etapas do Campeonato. “Nós treinamos oito horas por final de semana e agora estamos em busca de patrocinadores para podermos garantir a participação na próxima etapa que acontece na segunda quinzena de maio, em Pindamonhangaba. Estamos confiantes”, emendou Claudia.
Durante a semana, Claudia trabalha numa empresa de contabilidade e confessa que não consegue mais ficar sem praticar a modalidade que conheceu dentro da escola. “Minha vida mudou. Não pratico tae kwon do para minha defesa pessoal, encaro como uma atividade física, um benefício para o corpo e para a mente, algo que realmente transformou a minha vida. Sou uma pessoa mais equilibrada e disciplinada”, relatou.

As aulas são desenvolvidas na unidade escolar há 2 anos, ou seja, desde a implantação do Programa Escola da Família pela Secretaria Estadual da Educação. A instrutora responsável pela realização do curso, Karina Nascimento, atua como educadora universitária (bolsista) do Programa e pratica tae kwon do há 11 anos.

Antes de obter a bolsa de estudos oferecida pelo Estado, ela já atuava na escola como educadora voluntária. Karina confessa que seu maior sonho é poder levar a equipe para competir no Brasil Open, campeonato internacional que deverá acontecer em outubro, em Londrina, Paraná. “Estamos tentando viabilizar parcerias. Seria uma experiência enriquecedora para os alunos”, destacou.

A unidade conta aproximadamente com 50 alunos inscritos nas diversas categorias: infantil, juvenil, adulto e master. O curso acontece aos sábados e domingos, das 10 às 12 horas e das 14h30 às 16h30. O endereço da unidade é Rua Cordovil Fernandes Lopes, n. 68, Jardim Castelo, Santos.

Renata Ferrarezi