• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/11/2019
Boas Práticas

Escola da rede recebe palestra sobre educação financeira

Palestra e distribuição de material educativo aconteceu na Escola Estadual Presidente Roosevelt

Ensinar os pequenos a lidar com o dinheiro, reconhecer seu valor e importância e manejá-lo para atingir objetivos é um dos papéis da escola atual. Em São Paulo, no bairro da Mooca, uma escola estadual recebeu uma palestra sobre todos esses temas e também dicas de como inserir a educação financeira na comunidade e na vida familiar.

A Escola Estadual Presidente Roosevelt fez parte do projeto Cooperação na Ponta do Lápis, iniciativa do Sicredi que objetiva desenvolver a educação financeira dentro das comunidades. Somente nas últimas duas semanas, o programa reuniu cerca de 700 crianças e jovens de escolas de São Paulo (SP), entre elas escolas da rede estadual e colégios particulares.

O objetivo do curso é fazer um mutirão sobre o tema entre os jovens. “Nós acreditamos que devemos construir uma cadeia de valor que beneficie o associado, a Cooperativa e a comunidade local. No programa, impactamos a vida das crianças e dos jovens, que aprendem a poupar desde cedo”, disse o Gerente das Agências do Sicredi nas Associações Comerciais de São Paulo (SP), André Jung Farina.

Na rede estadual, educação financeira é tema de muitas disciplinas eletivas, como são chamadas as matérias criadas pelos estudantes nas escolas de tempo integral. A partir do ano que vem, o Inova Educação levará a ideia de eletiva a todas as escolas, e um dos temas a ser trabalhado nesse espaço é justamente como aprender a lidar e entender melhor o dinheiro. “Passar esse conteúdo na escola promove um futuro financeiro mais consciente para nossos jovens e ajuda eles a realizar sonhos, juntamente com o projeto de vida de cada um, que também será trabalhado no Inova”, pontua Caetano Siqueira, coordenador da COPED.

Todas as crianças e jovens receberam gibis da Turma da Mônica, com diálogos que abordam temas como economia familiar, vantagens de comprar à vista e de onde vem o dinheiro, sempre de forma lúdica e simples.