• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 31/05/2004
Últimas Notícias

Escola de Batatais participa da criação do Atlas cultural

A Escola Estadual Cândido Portinari de Batatais, da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, está participando do projeto telecolaborativo internacional Atlas da Diversidade. Alunos de mais de 20 países estão […]

A Escola Estadual Cândido Portinari de Batatais, da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, está participando do projeto telecolaborativo internacional Atlas da Diversidade. Alunos de mais de 20 países estão criando um grande atlas cultural e realizando pesquisas sobre a sua comunidade. Os “retratos” como são chamados no projeto, foram produzidos pelos alunos e já estão publicados no site.

O Atlas da Diversidade é financiado pela União Européia e visa recolher informações sobre as particularidades de cada lugar, a partir do critério e da visão dos próprios alunos, nos aspectos da geografia física, cultura e língua.

O projeto procura, a partir do trabalho em conjunto, motivar na introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na sala de aula. Os alunos envolvidos no trabalho têm de 8 a 17 anos, boa freqüência, compromisso, acesso fácil à sala de informática e, inicialmente, falar catalão, espanhol ou português.

O Atlas começou a ser produzido este ano e deve ficar pronto em 2005. Atualmente, os países participantes são Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Rússia, Uruguai e Venezuela.

O coordenador do projeto na escola Cândido Portinari, Ricardo José Cavallini, ficou admirado com a revolução que ocorreu na sala de informática com a instalação do projeto. “As atividades revolucionaram a utilização da SAI da escola e colocaram os estudantes diante de problematizações que até então ficavam em segundo plano, como por exemplo, os pontos negativos da comunidade em que estão incluídos e as possibilidades de interferência nesses pontos”, avaliou Cavallini.

Luciane Salles