• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 15/12/2011
Últimas Notícias

Escola de São Bernardo do Campo lança quarto livro escrito por alunos

O livro de poemas, composto por 250 textos, foi escrito em conjunto por 400 estudantes da escola Alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Moreira Bernardes, em São Bernardo do Campo, publicaram […]

O livro de poemas, composto por 250 textos, foi escrito em conjunto por 400 estudantes da escola

Alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Moreira Bernardes, em São Bernardo do Campo, publicaram o livro “Amor entre Gêneros”. A obra, composta por 250 textos distribuídos entre poemas, crônicas, fábulas e cartas, foi escrita por 400 alunos da escola e teve como tema central o amor em suas diversas formas.

“Como o tema do projeto precisa ser relevante para o aluno e estamos em época de união de solidariedade veio a ideia de usarmos o tema amor”, conta a professora e idealizadora da iniciativa, Eleksandra de Medeiros Belmonte.

O objetivo do trabalho é fazer com que os alunos trabalhem em equipe e tenham mais interesse pela leitura. Diversos autores clássicos da literatura brasileira serviram de inspiração para os alunos. “Tem três poemas meus no livro e um deles a inspiração foi Álvares de Azevedo”, conta a aluna Fabiana Guilarducci de Almeida, que começou a ler mais depois do projeto.

Durante a cerimônia de lançamento, os convidados foram recepcionados por alunos fantasiados de Capitu e Bentinho, homenageando a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Dentre as atrações, o evento contou com apresentações de dança, declamação de poemas de alunos e ex-alunos, além da distribuição de 1800 exemplares do livro para membros da comunidade.

O projeto, que existe desde 2003, já está em sua quarta publicação e já abordou temas da atualidade como o aquecimento global.