• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 04/10/2021
Notícia

Escola de Suzano inova em produção de Horta Hidropônica

Projeto de sustentabilidade ensina alunos a utilizarem as ciências e a matemática, na prática

A Escola Estadual Professor Tochichico Yochicava inovou e produziu uma horta hidropônica extremamente sustentável. Para isso, contou com a verba do Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE Paulista.

O projeto iniciado pelos responsáveis pelas áreas de ciências e matemática têm o intuito de ensinar aos estudantes, na prática, como podem utilizar alguns elementos expostos em sala de aula para solucionar situações do dia-a-dia.

“Para nós alunos é importante porque aprendemos na prática e sabor que esse tipo de cultivo não agride o meio ambiente e depois são consumidos na merenda”, explicou a aluna Giovana Martins Suzart, estudante que está no 9º ano do Ensino Fundamental.

O funcionamento deste plantio sustentável é baseado em um sistema de reciclagem da água com nutrientes que, de forma simultânea, abastece e hidrata as plantas da horta de forma cíclica. Este ciclo diminui em até 70% o uso de água em relação a uma horta comum. Desta forma os alunos aprendem a calcular o tempo de rotação de irrigação para irrigação e nutrição das plantas, e principalmente aumentar a conscientização sobre sustentabilidade com os estudantes.

A professora de Ciências Ana Paula Lobo Neves comentou sobre a importância deste processo de pesquisa: “Envolve pesquisa e vivência, ao observar características do desenvolvimento da planta e do seu entorno com a responsabilidade do registro. Não só integra interdisciplinarmente, como também o faz protagonista de sua aprendizagem”

“Quando assumi a gestão da escola, um dos pedidos dos professores foi a revitalização da Horta Hidropônica e com o PDDE Paulista tornamos possível. É uma atividade que faz parte da história da escola e para mim, ver diariamente a aprendizagem real e interdisciplinar é muito gratificante. Agora é um projeto que faz parte da organização pedagógica da escola”, exaltou o diretor da E. E. Professor Tochichico Yochicava, Robson Ébio Toledo da Silva.