“Para mim essa capacitação está sendo muito boa, melhor do que qualquer curso. A gente se desenvolve, perde a vergonha, passa a falar bem. Gostei muito”.
A estudante Jennifer Maira Santana, da E.E. Professora Amira Homsi Chalella, refere-se ao curso de Formação dos Jovens Protagonistas, oferecido a 100 alunos das Escolas de Tempo Integral e realizado em Águas de Lindoia, no interior do Estado, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro.
O intuito dessa capacitação é preparar um grupo de estudantes para que eles multipliquem o conhecimento adquirido para os novos alunos que ingressarão em 2014.
“Essas capacitações são importantes porque além de rememorar o conceito da metodologia do Programa da Escola de Tempo Integral, eles se apropriam de mais segurança para estarem realizando essa formação de uma maneira mais eficaz”, explica a professora Helena Cláudia Achilles, que integra a equipe técnica do Programa de Ensino Integral.
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Os 100 jovens formarão, em dezembro deste ano, 1500 acolhedores. Esses acolhedores também são estudantes da rede e terão a missão de receber os alunos do Ensino Integral em 2014. Tal procedimento é adotado porque as Escolas de Tempo Integral seguem um modelo no qual a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio.
“O processo do Acolhimento começou com os jovens de Pernambuco e, em 2013, a Secretaria de Educação tomou pra si. Fizemos uma adaptação em toda a programação, com base naquilo que recebemos e no que foi diagnosticado por nossos alunos”, explica Ricardo Tuyoshi Takahashi, da equipe técnica do Programa de Ensino Integral.
“Essa é a terceira capacitação que acontece com os jovens protagonistas e a gente já consegue ver avanços positivos, como a preocupação em colaborar e a postura”, analisa Helena.
O encontro reuniu alunos veteranos e iniciantes. “É a terceira capacitação que eu venho e é muito importante não só pra mim, mas também para os outros jovens, porque irei multiplicar todo conhecimento que adquiri”, conta Bruna Martins Maniçoba, aluna E.E. Reverendo Augusto Paes D´Ávila.
Ensino Integral
São Paulo realiza uma série de ações para garantir aos alunos das escolas estaduais uma jornada integral de estudos. Atualmente, 419 mil estudantes são atendidos por esses programas, número que irá aumentar em 40% em 2014, para cerca de 596 mil alunos atendidos.
Para a ampliação do programa, a Educação abriu 2 mil vagas para professores e gestores da rede estadual interessados em atuar nas 178 escolas que oferecerão o novo modelo de escola de tempo integral no próximo ano.
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