sexta-feira, 15/12/2006

Escola Estadual da Grande São Paulo inova em projeto que mistura solidariedade e descoberta

Balanço da iniciativa será neste sábado, dia 15, no Centro de Vivência do Bairro onde fica a unidade escolar  A Escola Estadual Isabel A Redentora, de Itapecerica da Serra, na […]

A Escola Estadual Isabel A Redentora, de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, realiza neste sábado, dia 16, o coquetel de encerramento do Projeto Lata Solidária. O resultado será mostrado por meio de fotos, slides, painéis e depoimentos de alunos durante a comemoração no Centro de Vivência do Jardim Branca Flor, na Rua Cerro Largo sem número, a partir das 19 horas.

Durante o segundo semestre deste ano, os alunos adotaram dez diferentes entidades de Assistência Social. Depois de escolher uma instituição (asilos, orfanatos, hospitais etc), eles verificaram quais as principais necessidades, organizaram arrecadações, e o mais importante: exercitaram a solidariedade. “Centenas de produtos, desde alimentos até materiais de higiene e limpeza, foram arrecadados pelos alunos. Depois, tudo foi entregue às instituições”, conta a professora Sonia Cristina da Costa.

Como foi

O projeto desenvolveu ainda uma oficina com uso de latas para explicar como funciona o processo de revelação das fotos e a construção de máquinas fotográficas. A partir daí, os estudantes saíram com a engenhoca na mão para registrar diferentes momentos das entidades visitadas. Responsável pela iniciativa, o vice diretor da escola, Gerson Cordeiro da Silva, ressalta que a finalidade do projeto foi despertar a consciência crítico-social. “Queremos abrir os olhos para um posicionamento fraterno e resgatar a dignidade humana, tornando possível uma ação conjunta e solidária junto às instituições carentes”, explica.

Além do exercício de solidariedade, a intenção foi envolver os alunos com desenvolvimento de competências, habilidades, pesquisa da realidade sócio-econômica-cultural, coleta de informações, ampliação do conhecimento e a percepção de que o próximo é importante. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra, Asem produtos hospitalares Ltda, APM e Secretaria Municipal de Educação.