segunda-feira, 11/07/2005

Escola Jardim Iguatemi apresenta projeto de Ciências

Alunos, professores e a diretora da escola estadual Jardim Iguatemi, na zona leste de São Paulo, apresentaram seu projeto de ciências de 2005 na última sexta-feira, dia 8, ao secretário-adjunto […]

Alunos, professores e a diretora da escola estadual Jardim Iguatemi, na zona leste de São Paulo, apresentaram seu projeto de ciências de 2005 na última sexta-feira, dia 8, ao secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa. O projeto de Ciências é realizado pelos 2.300 alunos da escola. Cada série adota um físico ou cientista para estudar, buscando dados sobre a vida e a obra de seu personagem, como a biografia, os inventos, as leis científicas criadas e outros fatos relevantes.

Cada classe é titulada com o nome do cientista escolhido. Segundo os alunos Jéssica Luna e Guilherme Alves da Silva, da 8ª Isaac Newton, o projeto é uma experiência nova, algo para ser guardado para toda a vida. O projeto 2005 Os Cientistas e sua contribuição para a humanidade teve inicio na primeira semana de aula, quando cada uma das 51 salas existentes na escola recebeu o nome do seu cientista patrono.

A partir dessa data, a cada bimestre acontece um evento relacionado com o tema. No 1º bimestre, os alunos realizaram a pintura do muro da escola com imagens dos inventos de seus cientistas patronos, seguindo a ordem cronológica. No segundo bimestre foi feito um Simpósio de Educação Cientifica com alunos, professores, membros da diretoria, pais, comunidade e autoridades na área do conhecimento cientifico.

O terceiro e o quarto bimestre será marcados com um Fórum de Ciências nos dias 19 e 20 de outubro e um debate entre alunos e cientistas no dia 26 de outubro. Para concluir o projeto, os alunos farão uma Feira de Ciências na qual tentarão demonstrar cada lei ou invento de seu cientista patrono.

Este é o quarto projeto desse tipo desenvolvido pela escola. Desde 2002 ela vem realizando projetos com: os temas foram Pintores (2002), Escritores (2003), e Paises (2004). Segundo a diretora da escola, Suzy Rocha Ribeiro, “Na educação nós não podemos ter medo de errar, pois, com o erro nós aprendemos. Nossa escola tem ousado experimentar o novo”.

Renata Silva