Nesta terça-feira (07), a E.E. Eduardo Prado recebeu a doação de livros do Consulado dos Emirados Árabes Unidos. Mais de 100 exemplares árabes formarão uma biblioteca a alunos estrangeiros que estão matriculados na unidade estadual.
Localizada no centro da capital paulista, a escola possui mais de 50% de suas crianças compostas por imigrantes. Neste caso, há um número significativo de estudantes que nasceram ou que têm pais de origem árabe. Entre as nacionalidades mais presentes estão: emiradenses, sauditas, sírios, libaneses e egípcios.
A doação, segundo a diretora da unidade, Maria Regina Candelaria Gomes, é uma forma de aproximá-los de sua cultura. “É uma atitude nobre da parte deles e uma forma de mostrar que damos atenção a esses alunos. Assim, cria-se um vínculo de respeito e amizade entre dois países”, ressalta.
Os livros, portanto, possuem histórias e contos escritos na língua afro-asiática e tem como finalidade trazer o aluno para perto dos hábitos e costumes de seus países de origem.
“O conteúdo vai desde o alfabeto árabe com ilustrações de bichinhos até temas mais avançados de princesas e histórias de aventura”, afirma Raquel Moss, relações públicas do Consulado dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo. “É através da leitura e do intercâmbio cultural que se alcança o sucesso e a desenvoltura na sociedade”, finaliza.
A diretora Maria Regina ainda comenta que a ideia daqui para frente é utilizar esse material para também fornecer o ensino do idioma aos demais alunos que se interessarem. “Isso é um sinal de inclusão e acolhimento dessas crianças”, completa.