• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/08/2018
Boas Práticas

Escola recebe doações de livros do Consulado dos Emirados Árabes Unidos

Mais de 100 exemplares escritos em língua árabe aproximarão alunos imigrantes de seus países de origem

Nesta terça-feira (07), a E.E. Eduardo Prado recebeu a doação de livros do Consulado dos Emirados Árabes Unidos. Mais de 100 exemplares árabes formarão uma biblioteca a alunos estrangeiros que estão matriculados na unidade estadual.

Localizada no centro da capital paulista, a escola possui mais de 50% de suas crianças compostas por imigrantes. Neste caso, há um número significativo de estudantes que nasceram ou que têm pais de origem árabe. Entre as nacionalidades mais presentes estão: emiradenses, sauditas, sírios, libaneses e egípcios.

A doação, segundo a diretora da unidade, Maria Regina Candelaria Gomes, é uma forma de aproximá-los de sua cultura. “É uma atitude nobre da parte deles e uma forma de mostrar que damos atenção a esses alunos. Assim, cria-se um vínculo de respeito e amizade entre dois países”, ressalta.

Os livros, portanto, possuem histórias e contos escritos na língua afro-asiática e tem como finalidade trazer o aluno para perto dos hábitos e costumes de seus países de origem.

“O conteúdo vai desde o alfabeto árabe com ilustrações de bichinhos até temas mais avançados de princesas e histórias de aventura”, afirma Raquel Moss, relações públicas do Consulado dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo. “É através da leitura e do intercâmbio cultural que se alcança o sucesso e a desenvoltura na sociedade”, finaliza.

A diretora Maria Regina ainda comenta que a ideia daqui para frente é utilizar esse material para também fornecer o ensino do idioma aos demais alunos que se interessarem. “Isso é um sinal de inclusão e acolhimento dessas crianças”, completa.