Os computadores da sala do Acessa Escola da E.E. Salvador Ramos de Moura, localizada na cidade de São João do Pau D’alho, já estão preparados para assistir a transmissão do segundo bate-papo do Circuito Ayrton Senna da Juventude, promovido pelo programa SuperAção Jovem das Escolas de Tempo Integral, na próxima quinta-feira (27), às 15h.
Por meio do SuperAção o time de protagonistas da escola desenvolve projetos voltados à leitura dentro e fora da comunidade escolar. Na Sala de Leitura, o “Antenados com a Leitura” realiza contações de história. Para fazer com os espectadores se sintam dentro dos contos, eles produzem cenários e figurinos especiais. Já, no projeto “Leitores de Alegria”, o gosto pelo livro ultrapassa os muros da escola e leva boas histórias para asilos da região.
As iniciativas foram parte das discussões da primeira transmissão que contou com a presença de jovens egressos do Circuito. A aluna do Ensino Fundamental Heloisa Mirtes Baldo interagiu enviando perguntas para conhecer mais sobre a atuação dos jovens protagonistas. “A troca de experiências é o ponto que considero mais importante do Circuito. Conhecemos depoimentos inspiradores que nos motivam a continuar com o trabalho em nossa escola”, conta.
Segunda transmissão
O link da transmissão poderá ser acessado, às 14h, na página do SuperAção no Facebook. Todos os alunos da rede poderão participar enviando suas perguntas ou experiências pelo e-mail: circuitodejuventude@ias.org.br.
O debate é uma das etapas do Circuito em 2014 que acontecerá na modalidade online. Com o tema a “Escola que Desafia” os estudantes foram motivados a desenvolver projetos nas unidades, mobilizando a comunidade escolar e conscientizando os jovens sobre a importância de se comprometer com a educação. Os resultados das ações podem ser vistos no Pinterest do Circuito da Juventude.
Sobre o SuperAção Jovem
O programa SuperAção Jovem é desenvolvido nas Escolas de Tempo Integral (ETI) desde 2006 por meio de uma parceria da Secretaria da Educação com o Instituto Ayrton Senna. A iniciativa tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil e capacitar os profissionais da rede para atuarem nas oficinas curriculares com os componentes de leitura, produção de texto e experiências matemáticas. Nas Escolas de Tempo Integral, são desenvolvidas atividades com alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental visando o fortalecimento das habilidades cognitivas e não cognitivas, bem como o desenvolvimento de projetos para resolução de problemas.