• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/10/2013
Releases

Escolas estaduais da Baixada reúnem 64 estrangeiros e alunos organizam Festa das Nações em Santos

Levantamento inédito da Secretaria da Educação do Estado mostra que em todo Estado são 7,1 mil estudantes de 90 nacionalidades diferentes; japoneses são maioria na Baixada Santista            A […]

Levantamento inédito da Secretaria da Educação do Estado mostra que em todo Estado são 7,1 mil estudantes de 90 nacionalidades diferentes; japoneses são maioria na Baixada Santista

 

         A Secretaria da Educação do Estado concluiu um levantamento sobre a presença de estrangeiros nas salas de aula da rede estadual de ensino. Os dados mostram que este ano foram 7,1 mil matrículas de estudantes nascidos em outros países, imigrantes de 90 nacionalidades diferentes. O mapeamento foi feito a pedido do Núcleo de Inclusão Educacional, novo órgão da Pasta criado para definir diretrizes para a recepção destes alunos.

         Na Baixada Santista são 64 estrangeiros estudando em escolas estaduais, sendo os japoneses a maioria na região (veja ranking abaixo). Todas as escolas são orientadas a adotar políticas inclusivas de acordo com a demanda. Para despertar o interesse dos alunos sobre outros países e ainda aprimorar a inclusão, a Escola Estadual Professor Suetônio Bittencourt Junior, em Santos, preparou uma Festa das Nações.

         O evento acontece nesta sexta-feira, dia 11, e o tema é Paz entre os Povos. Cada sala escolheu um país e fez pesquisas relacionadas à cultura, geografia e história de nações como Itália, Portugal, Argentina, Arábia Saudita, que foram apresentadas durante a semana em um seminário.

          “O objetivo do trabalho é fazer com que os alunos reconheçam a importância da integração e percebam a influência de todos os países em nossa cultura”, afirma a diretora da Suetônio Bittencourt, Isaura Pinto Gonçalves.

Número de estudantes matriculados por país de origem

Baixada Santista

 

Japão

26

Espanha

8

Argentina

6

Paraguai

3

China

3

Alemanha

3

Peru

2

Portugal

2

Síria

2

França

2

Uruguai

1

México

1

Emirados Árabes Unidos

1

Camboja

1

Chile

1

Estados Unidos da América

1

Itália

1

Total

64