segunda-feira, 01/12/2003

Escolas estaduais recebem Selo Escola Solidária 2003

Na última sexta-feira, dia 28 de novembro, aproximadamente  6 mil pessoas entre alunos, educadores e autoridades estiveram presentes no Ginásio do Ibirapuera, no evento de entrega doSelo Escola Solidária 2003. […]

Na última sexta-feira, dia 28 de novembro, aproximadamente  6 mil pessoas entre alunos, educadores e autoridades estiveram presentes no Ginásio do Ibirapuera, no evento de entrega doSelo Escola Solidária 2003. O evento contou com a presença do Secretário e presidente do Consed, professor Gabriel Chalita, a presidente do Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário, Milú Villela, a representante da Unesco, Âmbar de Oliveira Barros,  representantes da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, e demais autoridades.

Onze escolas do Estado de São Paulo receberam o Selo durante o evento. A rede estadual foi representada pelas EEs Cid de Oliveira Leite, Maria Albuquerque Dias Baptista e Blanca Zwicker. Este evento marca a entrega do Selo a todas as escolas estaduais, municipais, federais e particulares do País, que aderiram ao projeto do Instituto, realizado em parceria com a Unesco, MEC, Consed e Undime. Foram mais de 10 mil instituições de ensino inscritas. Na rede estadual de São Paulo, 577 unidades escolares receberão o Selo até o dia 5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntariado.

O evento também foi palco para o programa Escola da Família prestar homenagem às escolas estaduais pelos trabalhos desenvolvidos junto às comunidades locais nos fins de semana. Para o Secretário Gabriel Chalita, o Escola da Família concretiza o verdadeiro conceito da escola “um espaço de luz”, onde pais, alunos, comunidade e educadores trabalham em conjunto para um mundo melhor. “Não basta ensinarmos História, Português e Matemática. Temos que contagiar as crianças e os jovens em ações solidárias. Se queremos um mundo mais justo, devemos começar na escola. E ficamos muitos felizes quando vemos escolas levantando a bandeira do voluntariado”, ressaltou o secretário.

Para Milú Villela, os projetos apresentados pelas escolas superaram as expectativas. “Por meio do voluntariado educativo conseguiremos  a melhoria da qualidade do ensino. Esta é uma proposta pedagógica na qual o Faça Parte apostou e que vem colhendo resultados surpreendentes”, afirmou, salientando que o Selo Escola Solidária 2003 identificou as escolas comprometidas com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação e responsabilidade social.

Durante a cerimônia também foram homenageados os voluntários pela atuação nas escolas. Entre eles, a professora aposentada de Educação Artística Dilce Visconde, que dá aulas de economia doméstica na EE Jardim Horizonte. “Fico muito feliz de estar novamente no ambiente escolar e ter a possibilidade de ensinar noções de nutrição com o uso racional dos alimentos”, explicou.

Mas como o voluntariado deve começar cedo, o melhor exemplo é o de Caroline Salles Pinto, 11 anos, homenageada pelo seu trabalho na EE Maria Luiza Monteiro da Cunha. Professora de xadrez para alunos da escola, Caroline explicou que aprendeu a importância do voluntariado com sua mãe. “Minha mãe é educadora e eu vejo o quanto é importante não apenas aprender, mas levar algo a mais para as pessoas”.

Aline Viana
Ana Lucia Venerando