• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 20/03/2006
Últimas Notícias

Estação da Luz abre as portas para o Museu da Língua Portuguesa

Idioma usado por 270 milhões de pessoas é o quinto mais falado no mundo Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, dia 20, o Museu da Língua Portuguesa na Estação da […]

Idioma usado por 270 milhões de pessoas é o quinto mais falado no mundo

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, dia 20, o Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, em São Paulo, com a finalidade de mostrar que a língua é um elemento fundamental e fundador da cultura brasileira. Duas motivações principais foram decisivas na escolha do local: o edifício, um patrimônio histórico do século XIX, e o fato de estar localizado em São Paulo, a cidade que tem a maior população de falantes do português no mundo.

Para o ministro da Cultura, Gilberto Gil, a Estação da Luz se torna sinônimo de letra e palavra. “Um museu que une tradição e tecnologia, de ontem e de hoje, para apresentar aos cidadãos a importância de comunicação, que é o ponto de encontro do ser humano”.

E conclui. “Quantas línguas somos capazes de falar ao mesmo tempo e quantos brasileiros existem em um só território? Língua é identidade nacional em processo”.

“Neste museu os alunos de ensino básico vão entender a formação da nossa língua para desenvolver seus trabalhos em sala de aula”, disse o governador Geraldo Alckmin. Ele ressaltou também a importância da capacitação de professores no único museu destinado à língua portuguesa no mundo.

O projeto, orçado em R$ 37 milhões, é fruto da parceria entre a Secretaria da Educação, IBM do Brasil, Correios, TV Globo, Petrobrás, Governo do Estado de São Paulo, Instituto Vivo, Votorantin, Eletropaulo e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é da Fundação Roberto Marinho e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.