• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/05/2023
Destaque

Após pedido de alunos, estação Vila Sônia é renomeada em homenagem à professora Elisabeth Tenreiro

Parada da Linha 4 – Amarela também expõe 50 desenhos dos estudantes, feitos em memória à docente

Nesta quarta-feira (17), cerca de 200 estudantes da Escola Estadual Thomazia Montoro prestigiaram o descerramento da placa que acrescenta o nome da professora Elisabeth Tenreiro ao título da estação Vila Sônia, da linha 4 do metrô. A cerimônia foi realizada pelo governador Tarcísio de Freitas e acompanhada de perto pelos alunos, professores, diretoras e familiares da docente.

“Quero cumprimentar a família da professora Elisabeth pela presença e, sobretudo, pela fortaleza e coragem de vocês. Obrigado por nos emprestar, durante esse tempo, a mãe de vocês, que esteve na escola transformando trajetórias e futuros”, disse o governador Tarcísio de Freitas aos três filhos da educadora homenageada. “Hoje, essa singela homenagem eterniza o nome da professora Elisabeth e marca a vitória da esperança.”

“Ela entendia que a educação poderia mudar o mundo. Então, se ela fizesse a diferença na vida de um aluno que fosse, ela estava feliz. E tenho certeza de que hoje ela está em festa vendo este momento”, declarou a filha, Fernanda Moraes.

Fruto de um pedido dos estudantes, entregue pessoalmente ao governador em 13 de abril, a inclusão no nome da professora Elisabeth é uma homenagem à educadora de 71 anos, vítima do episódio ocorrido na unidade escolar, em 27 de março, que feriu outras quatro pessoas. Após o pedido, a mudança foi publicada em 15 de abril no Diário Oficial.

“Tudo é possível se corrermos atrás. Gostaria de agradecer a todos da escola pelo incentivo. Após o evento de hoje, eu pude perceber que todos os meus sonhos serão realizados se eu tiver perseverança e persistência”, afirma o estudante Fhelipe Figueiredo de Souza, que entregou em mãos o ofício com a solicitação a Tarcísio de Freitas.

Exposição

Além da mudança de nome, a estação Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro abriu ao público a exposição “Que mensagem deseja repercutir no mundo?”, com 50 desenhos feitos pelos estudantes da escola Thomazia.

“Gostei muito do evento. Foi muito emocionante e a gente pôde perceber que não foi nada em vão”, avalia a aluna Camile Cavalcanti.

A homenagem terminou com a apresentação de um painel em forma de árvore, para registros de mensagens de solidariedade a familiares, amigos e alunos da professora Elizabeth. Os estudantes que participaram da cerimônia também receberam exemplares do “Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo”, como forma de lembrança do legado de Elizabeth para a educação..

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: