As inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro já estão abertas, e os interessados podem encontrar mais informações sobre o assunto no Manual de Procedimentos disponível no site da Câmara. Agora, você sabe como é o trabalho de um parlamentar e como funciona o Parlamento Brasileiro? Parlamentar é o nome dado aos Deputados Federais e Senadores, que compõem o Congresso Nacional. Esses representantes são escolhidos pelo voto direto, e sua tarefa é defender os interesses da sociedade, ao elaborarem projetos que visem melhorias para a nação. Para saber como tudo isso funciona na prática basta participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro.
Critérios para participar do programa
Para fazer parte do Parlamento Jovem Brasileiro, o concorrente precisa ter entre 16 e 22 anos (completados até 31/12/2017) – isso significa que só podem participar do PJB 2017 estudantes nascidos entre 1995 e 2001. É necessário que os alunos da rede pública estadual estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. Estudantes que cursam o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio também estão aptos a participar.
Depois, basta elaborar um Projeto de Lei de sua própria autoria. No site da Câmara há materiais que auxiliam professores e alunos para elaboração de PL’s. Elaborado, é só encaminhar o projeto, a ficha de inscrição, uma cópia do RG, o comprovante de matrícula e a autorização do responsável legal para viagem do aluno ao Distrito Federal no e-mail saopaulo.pjb2017@gmail.com, até o dia 09 de junho 2017.
Sobre o PJB
Realizado anualmente, o Programa Parlamento Jovem Brasileiro tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os alunos tomarão posse como jovens deputados, durante uma semana, em Brasília. A Câmara receberá os jovens de 25 a 29 de setembro.
Os interessados também podem entrar em contato com os coordenadores do Parlamento Jovem Brasileiro na Secretaria da Educação, Sergio Luiz Damiati e Emerson Costa, que estão prontos para tirar as suas dúvidas.