• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 16/03/2011
Últimas Notícias

Estudantes de Itu desenvolvem horta sustentável

O projeto acontece na Escola Estadual Rogério Lázaro Toccheton, onde os alunos aprendem sobre educação ambiental e alimentação saudável por meio do plantio e cultivo de hortaliças orgânicas que são […]

O projeto acontece na Escola Estadual Rogério Lázaro Toccheton, onde os alunos aprendem sobre educação ambiental e alimentação saudável por meio do plantio e cultivo de hortaliças orgânicas que são utilizadas no preparo da merenda

Alunos da Escola Estadual Rogério Lázaro Toccheton, em Itu, resolveram ir além da teoria em sala de aula e foram aprender, na prática, sobre temas como educação ambiental e alimentação saudável. Desde 2010, os estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) são responsáveis pelo plantio de uma horta orgânica, cultivada na própria escola como objeto de estudo para as aulas de ciências da natureza, e que também ajuda no fornecimento de verduras frescas para o preparo da merenda.

Segundo Jurema Coelho Mattiello, coordenadora da unidade, o projeto tem por objetivo incentivar os adolescentes e crianças a adotarem práticas alimentares mais saudáveis, além de conscientizá-los sobre a questão da preservação do meio ambiente. “Queremos mostrar aos alunos que a qualidade de vida está associada a uma alimentação saudável, rica em nutrientes, oriundos de alimentos naturais, produzidos com base na agricultura voltada à preservação do ambiente. Assim, adotamos a técnica de produção de alimentos orgânicos como ponto de partida para uma sociedade mais sustentável. Ao colaborar com parte do fornecimento de verduras para a merenda, os alunos, de fato, se sentem parte do processo. Ficam orgulhosos”, disse a coordenadora.

Na horta, são cultivadas verduras como alface, almeirão, rúcula, manjericão e cheiro verde. Os estudantes participam de todo o processo, desde o plantio até a colheita, e aprendem técnicas como terraplanagem, construção de canteiros, produção de mudas de hortaliças, utilização de adubo orgânico para enriquecimento do solo, controle natural de pragas, entre outros pontos que envolvem a manutenção de uma horta sustentável.

Após a colheita, todos podem conferir o resultado na merenda, saboreando uma salada fresquinha, produzida naturalmente. “É muito mais saborosa e saudável. Sem contar que o plantio não agride o meio ambiente”, comenta Sabrina Miranda Talgatti, de 11 anos, aluna da 6ª série na Rogério Lázaro Toccheton, que resolveu repetir a experiência em casa. “Plantei feijão, abóbora e melancia. Já fizemos três colheitas e todos em casa gostaram muito”, disse a estudante.

Com o sucesso do projeto entre os alunos, a horta deve ser aumentada este ano, o que permitirá ampliar a quantidade e a variedade de hortaliças cultivadas. “Estamos também estudando a possibilidade de criar uma estufa”, acrescenta a Jurema.