quarta-feira, 27/03/2024
Destaque

Estudantes escritores da região de Mogi das Cruzes são convidados a participar de concurso de contos

Podem participar estudantes das escolas estaduais de Mogi das Cruzes. Biritiba Mirim e Salesópolis; premiação está marcada para maio

Estão abertas as inscrições para o concurso literário “Do Ponto ao Conto”, organizado pela Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes. Alunos escritores da rede estadual nas cidades de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis podem confirmar a sua participação até o dia 17 de maio.

A primeira edição do concurso tem como objetivo incentivar a escrita criativa e o hábito de leitura entre crianças e adolescentes matriculados nas escolas estaduais da região, em complemento às atividades do Currículo Paulista e das aulas de língua portuguesa.

Além da premiação de contos selecionados, haverá ainda a impressão de um livro com as 20 melhores produções. Por isso, estudantes que se interessam por arte também podem competir e um deles pode ser responsável pela capa do futuro livro de contos.

“Queremos que o concurso seja um ponto de encontro e mobilização dos talentos dos estudantes, valorizando o protagonismo juvenil ao promover espaços de discussão e sensibilização como rodas de conversa, leitura compartilhada e pesquisas no interior da unidade escolar”, explica a dirigente regional de ensino, professora Fabiana Vanelli.

O “Do Ponto ao Conto” receberá produções textuais do gênero conto de estudantes de todos os níveis de ensino, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs) e Educação Inclusiva.

A partir de parceria da diretoria de ensino com instituições e empresas da região, os três primeiros colocados no concurso em cada categoria serão premiados com vales-compra de livros, de R$ 600,00 ao primeiro colocado, R$ 400 ao segundo e R$ 300 à terceira posição. O aluno com a arte escolhida para a capa também ganhará um vale de R$ 600,00. A escola onde está o estudante vencedor receberá um notebook.

O”Do Ponto ao Conto” é realizado a partir da parceria da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes com a empresa de consultoria cultural Perfectto Projetos e patrocínio da Niterra do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Como se inscrever
As inscrições do concurso podem ser feitas até o dia 17 de maio por meio de formulário online disponibilizado pela Diretoria Regional de Ensino pelo professor responsável pelo ambiente da Sala de Leitura ou o professor de língua portuguesa da escola estadual interessada. Esse professor será responsável pelo acompanhamento da produção, condução e desenvolvimento do projeto na escola, preenchimento da ficha técnica, seleção dos trabalhos e envio para a regional.

Cada unidade poderá inscrever um aluno e um trabalho por segmento:

• Ensino Fundamental;
• Ensino Médio;
• Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs); e
• Educação Inclusiva.

Como cada escola deverá enviar apenas um conto por categoria, as unidades podem desenvolver seleções internas, de modo a incentivar a produção de contos e capas.

Premiação
A divulgação dos contos e ilustração selecionados acontecerá entre os dias 27 a 31 de maio. Os resultados serão divulgados oficialmente no site do Núcleo Pedagógico de Mogi das Cruzes, seguindo o cronograma do edital do concurso.