terça-feira, 14/09/2021
Notícia

Estudantes do Vale do Ribeira narram contos folclóricos em homenagem aos municípios onde vivem

As histórias autorais, narradas pelos alunos das 21 escolas participantes d a transmissão, farão parte do arquivo histórico e cultural do Vale

No último mês, o núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino (DE) de Miracatu, em parceria com suas unidades escolares e convidados, realizou o encontro virtual “Contos do Vale”, um projeto ligado à disciplina de Língua Portuguesa e a Sala de Leitura para incentivo à leitura e fortalecimento da cultura local dos povos que habitam a região do Vale do Ribeira.

“A proposta desse projeto é que a gente revisite contos que fazem parte do imaginário e da cultura local do vale. Essa valorização da cultura regional e o resgate dessas memórias é importante para que não se perca esses valores através do tempo” afirma, a dirigente regional do Vale do Ribeira, Vanessa de Oliveira Dias.

Para representar cada turma das 21 escolas convidadas para o evento, os estudantes filmaram um vídeo de um minuto recitando a própria história.

Presencialmente, participaram do evento os professores Alessandra dos Santos e Júlio César Costa, e o ator e comediante Cleber Oliveira, intérprete de Bob Orla, que vem conquistando o público da região com uma linguagem caiçara, e durante a live todos eles trouxeram narrativas referentes aos municípios onde residem os alunos.

“Hoje eu escutei histórias lindas que vou levar para minha vida, as crianças fizeram um trabalho que fez até os professores chorarem, eu fiquei muito admirado” afirma o ator Cleber Oliveira.

Respeitando os protocolos para preservação da saúde e segurança de professores e alunos, a comunidade escolar acompanhou de forma remota a transmissão através do canal no Youtube do núcleo pedagógico da DE Miracatu.

A live já está disponível no canal NPEDEMIR (Núcleo Pedagógico Escolar da Região de Miracatu).