sexta-feira, 11/11/2016
Idesp

“Eu sou cria de escola pública”, revela diretora, há 25 anos na rede estadual paulista

Natural de Tupã, Renata Andrea trabalha na E.E. Profª Judith Guimarães dos Santos

Renata Andrea Javarotti Di Ório tem 47 anos de idade. Desse período, 25 anos são dedicados exclusivamente à carreira de educadora na rede estadual de ensino – sua grande paixão. Formada em Educação Especial e Habilitação ao Magistério pela Unesp de Marília, a tupãense relembra, com o mesmo brilho nos olhos de uma criança quando ganha um presente, toda sua trajetória, que começou como aluna da E.E. Bartira, primeira escola estadual do município de Tupã – hoje sede da Diretoria de Ensino da região – até sua chegada na E.E. Judith Guimarães dos Santos, em São Paulo, onde trabalha atualmente como diretora.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Meu primeiro ano na escola foi em 1977. Lembro-me muito bem de uma vez, durante a execução do hino nacional, quando todos estavam perfilados, eu fui olhar para trás para conversar com uma amiga e tomei uma dura do diretor. E minha mãe achou certo!”, contou à reportagem, sob muitas risadas.

Alegria e comprometimento com o trabalho não faltam na vida e carreira de Renata. Durante pouco mais de uma hora de conversa, a diretora mostrou como administra a unidade de ensino, que conta com mais de mil alunos do Ensino Fundamental matriculados. Firme como todo gestor deve ser, a diretora mantém a emoção e o carinho por suas crianças. As espera na porta de entrada e as acompanha na saída da escola. Sempre rodeada por beijos e abraços. Parece mãe de todos os estudantes. “Eu amo o que eu faço”, destaca.

No Dia do Diretor, celebrado nesse sábado (12), a gestora também relembrou como e quando aprendeu a ser diretora. Foi na raça, sem nunca ter tido experiência no cargo, que Renata começou na E.E. Jardim Fontális, unidade de ensino que teve o nome trocado para E.E. Professor Sergio da Costa. Foram nove anos e meio na direção da escola, de 2003 a 2011, promovendo diversas atividades e dando posse efetiva aos professores, até então eventuais. “Eu aprendi a ser diretora numa escola em que eu fui a primeira diretora”, contou sob imenso orgulho.

Mas nem tudo na vida da educadora são flores. Renata teve que ralar muito para chegar onde chegou. Por falta de vaga no interior e tendo que visitar o marido que trabalhava na capital, a diretora veio tentar a vida na maior metrópole da América Latina.

“Eu vinha esporadicamente para São Paulo para ver meu marido. Porém, não conhecia a cidade tão bem, sequer sabia onde o Fontális ficava. Entrei em desespero, comecei a chorar, enfim. Quando cheguei à escola, entrei, meio apreensiva. A diretora designada me apresentou o prédio e as salas de aula. Quando entrei na primeira sala, e a moça falou que eu seria a nova diretora, todas as crianças vieram, me abraçaram e beijaram. Naquele momento tudo mudou. Ali eu decidi que queria ficar”.

Reencontro emocionante com ex-aluno

Durante toda sua gestão na antiga E.E. Jardim Fontális, Renata passou por muitas alegrias e decepções, como todo profissional de qualquer área. Entretanto, nada foi mais marcante do que o reencontro com um ex-aluno da escola.

“Era um menino muito danado, eu chamava muito a atenção dessa criatura. E um dia fui ao mercado, parei meu carro e quando olhei para o segurança vi que era o João. Eu disse para ele, ‘nossa, você aqui filho? estou muito orgulhosa de você’. Conversamos por mais alguns momentos e quando saí, ele me chamou de novo. Eu virei e ele me agradeceu”, falou Renata, imitando com as mãos o gesto do joia que o ex-aluno fez ao chama-la novamente.

Por onde passou, Renata plantou uma semente do bem. Uma semente que foi regada com todo o seu amor, carinho e profissionalismo ao longo dos anos. Foi assim durante quase uma década na E.E. Jardim Fontális e está sendo assim na Judith Guimarães dos Santos, onde trabalha desde 2011 e seguirá até o fim da carreira no Estado. Toda sua trajetória foi moldada pela escola estadual, seja como estudante ou como profissional do Estado. Ela é uma cria de escola pública: “eu amo as escolas estaduais. Sou cria de escola pública. Tenho o maior orgulho de ter crescido e me formado nesse meio”, concluiu.

É com a história inspiradora dela, que a Educação deseja aos diretores das mais de 4 mil escolas estaduais um Feliz Dia do Diretor!