segunda-feira, 05/03/2012
Evesp

Evento online marca a abertura de curso de inglês a distância para 50 mil alunos

Secretário da Educação, Herman Voorwald, apresentará a iniciativa e responderá a dúvidas de internautas, ao vivo, durante transmissão pela internet, a partir das 14h30 de hoje. Um evento online marca […]

Um evento online marca a abertura do curso de inglês a distância que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece para 50 mil alunos da rede estadual este ano. O secretário da Pasta, Herman Voorwald, participa ao vivo da apresentação exibida hoje (05/03), às 14h30, pelo Portal da secretaria, no endereço eletrônico www.educacao.sp.gov.br.

O governador Geraldo Alckmin, em mensagem gravada em vídeo, também dará as boas-vindas aos estudantes. Durante a transmissão, será feita a apresentação do curso e serão respondidas perguntas enviadas por internautas via e-mail e twitter durante a semana passada.

Esta é mais uma iniciativa inovadora do programa, que tem como objetivo proporcionar aos alunos oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outras culturas, além de ampliar, no futuro, suas possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho.

“Este é o primeiro curso totalmente a distância da história do Estado de São Paulo para alunos da rede estadual de ensino. O trabalho é feito especialmente para atingir nossos jovens”, afirma Ana Carolina Lafemina, coordenadora da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp).

Oferecido gratuitamente para alunos do Ensino Médio de escolas estaduais, por meio da Evesp, o curso pode ser acessado em qualquer lugar, a partir de qualquer computador, pelo site http://evesp.cursos.educacao.sp.gov.br

O conteúdo foi elaborado pela equipe de Língua Estrangeira Moderna da Secretaria da Educação, em uma plataforma lúdica e dinâmica, incluindo até um game. A duração é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. Para gerenciar todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes na plataforma a distância, 320 tutores foram treinados pela Fundação Padre Anchieta. Cada profissional será responsável por duas turmas de 40 alunos, totalizando 80 estudantes. As aulas a distância oferecidas a 25 mil alunos neste semestre ocorrem até 27 de junho.

No segundo semestre, serão oferecidas mais 25 mil vagas. Além disso, também existe a intenção em ampliar a iniciativa para outras línguas. O primeiro idioma que está sendo estudado pela Pasta é o espanhol. Sobre a Evesp Criada em maio de 2011 pelo governador Geraldo Alckmin, a Evesp destina-se a oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimento a necessidades de grupos específicos da população. A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio do curso de inglês online da Evesp, busca ampliar a oferta de vagas dos Centros de Estudo de Línguas (CELs), que atendem hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual por semestre em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês.

O projeto busca, também, a modernização dos meios de ensino e de formação continuada, criando bases para, futuramente, alcançar todos os alunos em todas as regiões do Estado. O curso é oferecido na modalidade de educação a distância, uma alternativa viável considerando-se o acesso cada vez mais amplo dos jovens aos recursos tecnológicos e midiáticos, comunidades virtuais e ambiente digitais.

A utilização de recursos próprios do processo de autoaprendizagem permite aos estudantes o emprego de ferramentas tecnológicas interativas, que se constituem em elemento motivador do aprendizado. Tais ferramentas são cada vez mais utilizadas no ensino formal e nos processos de treinamento e formação profissional.