segunda-feira, 22/05/2017
Sociedade

Educação e Saúde e lançarão campanha de incentivo à escolarização de crianças com doença crônica

A ação faz parte de Congresso de Apoio ao Escolar em Tratamento, que acontecerá em 25 e 26/05

Para comemorar a Semana Municipal de Conscientização dos Direitos da Criança e do Adolescente em Atendimento Pedagógico em Hospitais, Ambulatórios e Domicílios e por visar a reflexão e a integração de pesquisadores das áreas da Educação e da Saúde, acontece em São Paulo o 2º Congresso do Estado de São Paulo no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde – 2017 e a Campanha de Incentivo à Escolarização de Crianças em Contínuo Tratamento de Saúde. Os encontros serão em 25 e 26 de maio, e o público alvo são estudantes, pesquisadores e profissionais das Áreas da Educação, Saúde e Direito. O evento deve valorizar o conceito de diversidade mediante a produção dos alunos focando nas implicações das Doenças Crônicas na escola, além de incentivar e reforçar a importância das Redes de apoio à escolarização do aluno com doenças crônicas nos hospitais, ambulatórios e domicílios na perspectiva da educação inclusiva.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O trabalho pedagógico e educacional realizado no evento se baseia em práticas que permitem melhores condições para o reingresso de alunos (nas condições citadas acima) à escola regular, uma vez que ela atua sobre dificuldades de aprendizagem. Além disso, promover a parceria entre as Classes Hospitalares e as Escolas Regulares é essencial para o combate à evasão escolar e favorece a continuidade do desenvolvimento evolutivo destes alunos. Na mesma proporção de importância, destaca-se o apoio das ações que aproximem os profissionais das áreas da Saúde e da Educação no âmbito público e privado para que os direitos básicos de crianças e adolescentes sejam respeitados.

O congresso tem como diferencial o estreitamento de laços e o incentivo à articulação entre as escolas regulares e as instituições que prestam atendimento à saúde de crianças e adolescentes. Também promove atitudes que fundamentam o direito à escolarização de acordo com as condições de cada aluno.

Sobre a Campanha

Neste ano de 2017, será lançada a Campanha de Incentivo à Escolarização de Crianças e Jovens em Permanente Tratamento de Saúde em Hospitais, Ambulatórios e Domicílios que se inicia como projeto piloto. Ela deve abranger as Escolas Públicas da Capital e Grande São Paulo, assim como alunos e professores das classes hospitalares e possibilitará a oportunidade de reflexão sobre essa modalidade de atendimento educacional, que é Direito à Saúde e Educação dos alunos.