• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/09/2018
Ensino Fundamental

Ex-alunos da rede dão dicas de como mandar bem no vestibular

Foco e dedicação são dois pontos citados pelos ex-alunos que conquistaram uma vaga na USP

Para mandar bem nos vestibulares ou até mesmo no Enem, é indispensável se preparar com antecedência e ter muita dedicação. E foi assim que a Lucia Puglia, ex-aluna da escola Alexandre de Gusmão, conquistou o primeiro lugar no curso de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.

“O preparo foi difícil. Eu estudei todos os dias, o ano todo. Se eu não estudei uns 10 dias foi muito, assim… foi um ano inteiro de batalha, mesmo”, disse a jovem Lucia.

E não parou por aí!  Ela se preparou para o seu futuro profissional! Se matriculou no Centro de Estudos de Línguas da escola Alexandre de Gusmão e estudou francês, alemão e espanhol.  “No segundo ano [Médio] eu já sabia que queria Relações Internacionais. Eu descobri o meu talento para línguas e queria um curso que se encaixasse nisso. Então, uma amiga entrou em Relações Internacionais e eu me inspirei nela”, explica a estudante.

E foi no Grêmio Estudantil que a jovem descobriu o seu talento. “Com o Grêmio Estudantil, e toda a experiência na escola, percebi que tinha talento para coisas governamentais, causas sociais. Aí eu juntei o útil ao agradável e decidi meu curso. Desde então eu lutei para entrar nele”, disse.

Sandra Sierra, mãe de Lúcia, comemora a conquista da filha. “E a gente fica emocionada, porque o sonho de um filho realizado é como se a gente realizasse em dobro. A gente fica feliz em dobro. Foi uma grande emoção!”, fala.

E na escola Milton da Silva Rodrigues, Victor Lucas Feitosa Teles de Menezes conquistou uma vaga no curso de Educação Física também na USP. A escolha de sua profissão foi feita a partir da vivência com seus professores.

“Além das práticas, tínhamos aulas teóricas que me atraíram demais desde o início. Os professores apresentavam tudo de um jeito tão interessante que eu me apaixonei cada dia mais. Hoje, quero me tornar um educador físico para auxiliar as pessoas em treinamentos especializados, condicionamento, entre outras coisas”, explica.

Dicas para você se dar bem no vestibular

Redação: a jovem Lúcia diz que é fundamental treinar muito para a redação. Se possível, faça um texto por semana, sempre associando os conteúdos da sala de aula. Também é importante fazer muitos resumos, principalmente com palavras chave, pois isso pode “te iluminar” na prova e, assim, você conseguirá acertar mais questões.

Reserve um tempo de descanso: não adianta estudar sem intervalos. Reserve um período antes de ir dormir para desligar a mente, isso faz com que os conteúdos sejam assimilados no seu cérebro. Nessa hora, que tal assistir uma série, ler um livro ou até mesmo passear com seu cachorro?

Dias antes do exame: na semana que antecede o exame, foque nos exercícios só daquela prova. Um dia antes beba bastante água, coma alimentos saudáveis e descanse muito bem. Tranquilize sua mente, pois no dia da prova você precisa estar concentrado e descansado para obter o melhor desempenho possível. E boa sorte!