• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 08/06/2021
Notícia

Ex-ministro da educação conversa sobre os desafios e impactos da pandemia na educação

Centro de Mídias de São Paulo recebe o professor José Henrique Paim Fernandes para tratar sobre os desafios da gestão educacional e uso da tecnologia na educação

A necessidade do distanciamento social e do uso de novas tecnologias para garantir o acesso à educação levanta questões sensíveis como a inclusão digital a todos os estudantes bem como as mudanças nas práticas de ensino-aprendizagem no ambiente virtual.

Para tratar deste assunto, o Centro de Mídias SP (CMSP) recebe na quarta-feira (9), o professor José Henrique Paim Fernandes, ex-ministro da Educação para uma bate-papo com profissionais da rede estadual.

“De uma hora para outra, o professor passa a ter uma necessidade de rever a sua forma de dar aula. Então ele precisa trabalhar sua postura em ambiente virtual, os materiais que utiliza e suas práticas pedagógicas’’, contextualiza o professor.

O encontro é destinado a todos os profissionais da rede estadual de ensino e conta com a apresentação e moderação da professora Ana Paula Marolla. O programa será transmitido ao vivo no Canal Desenvolvimento Profissional 1 do CMSP (app e site) às 14h.

Sobre o participante e a mediadora

José Henrique Paim possui o título de Doutor Notório Saber em Educação pela UFRGS. É professor da Escola Brasileira de Administração Pública de Empresas e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais, instituições da FGV. Trabalhou durante onze anos (2004 a 2014) no ministério da educação, onde ocupou as funções de ministro de estado, secretário executivo e presidente do FNDE. Foi diretor da área social do BNDES (2015 a 2016).

Ana Paula Marolla é mestre em Ciências Médicas e Biológicas, especialista em designer instrucional, licenciada em Química e Pedagogia. Atualmente é analista de cursos EAD na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE/ SEDUC-SP) e avaliadora nacional da educação superior (BASis- INEP).

Sobre o Canal Desenvolvimento Profissional 1do CMSP

O canal apresenta conteúdos inéditos e ao vivo no app e site do CMSP, das 14h às 17h, totalizando 15 horas semanais.

Estes conteúdos têm formato de séries e a concepção e a produção é da Efape. Sua curadoria procura estar em sintonia com as necessidades de formação dos profissionais da educação do estado de São Paulo.

As séries e ações formativas fazem uso de recursos tecnológicos de forma contextualizada ao seu público.

No repositório do CMSP (app e site), é possível assistir à toda programação que já foi transmitida.