Com mais de 700 inscritos, começou no dia 12 o curso de férias online sobre a linguagem de programação Python 3, ministrado por estudantes e professores da área de Ciência de Dados da Fatec Ourinhos. A alta procura reforça o interesse de profissionais do mercado e da comunidade acadêmica por este tipo de linguagem amplamente aplicada em todo o processo da ciência de dados.
Os participantes, que vão acompanhar as aulas até o dia 28 de janeiro, são estudantes das Fatecs (Bauru, Cruzeiro, Cotia, São Paulo, Osasco, Mogi Mirim, Santana de Parnaíba, Presidente Prudente e Sorocaba) e de outras instituições de ensino como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras. Além de um participante da Irlanda, da Faculdade de Tecnologia de Dublin.
Para a professora de matemática da Fatec Ourinhos, Rose Prado, a adesão foi bastante promissora e a unidade já planeja oferecer outros cursos de férias sobre temas de interesse em ciência de dados. “O conhecimento sobre Python atende demandas das mais variadas áreas do saber como medicina, fisioterapia, direito, administração e jogos digitais e isso acaba atraindo profissionais de diferentes segmentos”, afirma.
As aulas estão sendo dadas por dois alunos do curso de Ciência de Dados que se destacaram na disciplina de Algoritmos em que a linguagem Python foi introduzida: Ana Clara Medeiros e Jean Bernardo. A dupla foi orientada pela professora Rose e pelo coordenador do curso, Sidney Ferrari, e contou com o apoio técnico para uso das ferramentas e mediação dos colegas Marcos Paulo de Oliveira, Mariana Macedo e Graciele de Souza.
A programação inclui quatro módulos de introdução, estruturas condicionais, laços de repetição e introdução à estrutura de dados que correspondem a 20 horas. Ao final, os participantes receberão certificados.