• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 14/06/2004
Últimas Notícias

Festa Junina agita escolas de Carapicuíba

O mês de junho é marcado por fogueiras, danças, comidas típicas e muitas bandeirinhas com a chegada das Festas Juninas em todo o País. As escolas estaduais participam ativamente desta […]

O mês de junho é marcado por fogueiras, danças, comidas típicas e muitas bandeirinhas com a chegada das Festas Juninas em todo o País. As escolas estaduais participam ativamente desta data comemorativa preservando a cultura por meio de seus projetos pedagógicos.

Antes da festa, as escolas preparam os alunos com as histórias sobre o dia de Santo Antônio, receitas, ensaio das quadrilhas e as brincadeiras que envolvem a tradição do santo que veio de Portugal.

E mais, as festas juninas com arroz doce, bolo de fubá, canjica, cuscuz, cocada, fogueira e brincadeiras de gincana carregam também as boas lembranças da infância.

Geralmente as comemorações são entre os dias 12, véspera do Dia de Santo Antônio, e 29 de junho, Dia de São Pedro. O auge da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João propriamente dito.

As escolas da região de Carapicuíba marcaram as festas para o dia 19 de junho. O destaque da escola Ana Rodrigues de Liso será a “quadrilha”. Os mais de mil alunos de todas as séries se uniram para ensaiar vários tipos de quadrilhas. Além da tradicional, a escola preparou as danças com os temas “Anos 60”, “Country”, “Idosos” e “Inversão de Papéis”.

A escola Maria Alice de Mesquita e a Victório Fornasaro farão a festa tradicional com correio elegante, barraca de pescaria e comidas típicas. Já a Manoel Santos contará com uma banda de forró, criada por ex-alunos e moradores da comunidade. O grupo de forró “Fuleiro” deverá se apresentar no final da tarde deste próximo sábado, animando a festa dos 1.600 alunos dos ensinos fundamental e médio da escola.

Luciane Salles