• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/03/2019
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Filmes nacionais serão exibidos em Mostra do Cinema da USP

A programa gratuita estará disponível até o dia 24 de março

A riqueza do cinema nacional será apresentada na 8ª edição do Cinema Paulo Emílio da USP (Cinusp), “Novíssimo Cinema Brasileiro”. Uma das mostras mais tradicionais, estará em cartaz com 21 filmes que abordam os mais diversos temas até o dia 24 de março, na capital paulista.

Confira a programação completa da mostra no site do Cinusp.

Os interessados podem acompanhar as exibições de segunda a sexta-feira, em sessões às 16h e às 19h, na Cidade Universitária, e nos fins de semana, às 18h e às 20h, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da Universidade de São Paulo (USP), na Vila Buarque, região central de São Paulo.

Os temas são dos mais variados, desde o terror até documentários.  “Buscamos trazer filmes que de alguma forma impactaram o cinema recente brasileiro. Não nos preocupamos em traçar uma linha temática ou procurar tendências que os englobem”, explica Luis Henrique dos Santos, um dos curadores da mostra.

Muitas obras que não foram produzidas no eixo Rio-São Paulo chama a atenção na mostra. Três filmes que estão na programação vão apresentar a cidade de Contagem, nos arredores de Belo Horizonte, em Minas Gerais, por exemplo.

O longa “Arábia”, rodado em Minas Gerais, selecionado pelo Festival de Roterdã e ganhador de diversos prêmios no Festival de Brasília, será exibido na mostra.  O filme conta a história de André, um jovem morador de Ouro Preto, que encontra o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente. Por meio das memórias ali escritas, o enredo propõe reflexões sobre as condições de vida de trabalhadores marginalizados.

Um dos principais destaques da mostra, “Bingo: O Rei das Manhãs” é uma comédia dramática que traz a figura icônica do palhaço Bozo, interpretado por Vladimir Brichta. Lançada em agosto de 2017, o filme mostra as frustrações por jamais ser reconhecido pelos fãs por estar sempre fantasiado, ao mesmo tempo em que vive um dos personagens mais famosos do País, subverte o imaginário infantil dos anos 1980.

Serviço

8ª edição do Cinema Paulo Emílio da USP (Cinusp), “Novíssimo Cinema Brasileiro”

Mais informações sobre a mostra “Novíssimo Cinema Brasileiro”: Telefone (11) 3091-3540

Entrada franca