• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/11/2011
Imprensa

Fórum apresenta propostas para currículo de Arte dos primeiros anos do Ensino Fundamental

Professores podem consultar documento e responder pesquisa de opinião sobre sua versão preliminar A Secretaria da Educação promove nesta semana, um fórum sobre o ensino de arte nos anos iniciais […]

Professores podem consultar documento e responder pesquisa de opinião sobre sua versão preliminar

A Secretaria da Educação promove nesta semana, um fórum sobre o ensino de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O evento, que teve início nesta terça-feira (22), irá apresentar para representantes das 91 Diretorias de Ensino as propostas para a formatação do currículo da disciplina para os alunos de 1º ao 5º ano da rede estadual.

Esta é a primeira vez que é elaborado um currículo de Arte exclusivo para essas séries. De acordo com Roseli Ventrela, membro da equipe de Arte da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, a elaboração de diretrizes mais específicas para a disciplina atende a um pedido dos professores. “A proposta é que esse currículo possa nortear o trabalho do docente em sala de aula”, afirma.

A versão preliminar do documento que apresenta as expectativas de aprendizagem para o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental está disponível para a consulta aqui. Na mesma página, o professor deve responder a uma pesquisa de opinião, que estará aberta até o final do ano letivo de 2011. O resultado dessa pesquisa servirá para elaborar a versão final do currículo de Arte nos primeiros anos escolares.

– Responda pesquisa de opinião sobre a proposta curricular para a disciplina de Artes nos primeiros anos do Ensino Fundamental

Programação

O fórum foi aberto hoje, às 9h, pelo secretário da Educação, Herman Voorwald.  A programação da manhã teve ainda uma apresentação sobre o histórico da disciplina de arte na rede estadual, ministrada pela professora Roseli Ventrela. Em seguida, a professora Rosa Iavelberg, da Faculdade de Educação da USP, falou sobre a importância da proposta curricular para a formação plena dos estudantes. Por fim, foi realizada uma mesa redonda com a participação de Maria Terezinha Telles Guerra, formadora do Cenpec, e Flávio Desgrandes, professor do Departamento de Artes Cênicas da USP.

Ainda hoje o evento terá a apresentação dos grupos “Lagartixa na Janela” e “O Quaternaglia Guitar Quartet”, que acontecem entre 14h e 14h30. Seguida da apresentação, das 14h30 às 15h, será ministrada pelo secretário adjunto, João Cardoso Palma Filho, a palestra “O Ensino de Arte no Estado de São Paulo”. Das 15h às 16h10 será realizada outra mesa-redonda, desta vez com a participação de Ana Terra, professora do curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi, e Uxa Xavier, educadora e artista de dança.

Encerrando as atividades do primeiro dia, ocorre a apresentação de quatro grupos de arte, formados por representantes das Diretorias de Ensino.

Amanhã (23) o fórum recomeça às 9h com a palestra “A Criança Nova… A Criança Eterna…”, ministrada pela professora Lydia Maria Goritzki. O encerramento do evento está previsto para às 13h dessa quarta-feira.