quinta-feira, 01/02/2024
Destaque

Gêmeas são aprovadas em direito na USP e estão entre 30 classificados no Provão Paulista no Vale do Ribeira

Na região, há estudantes que ingressarão em 2024 na USP, Unesp e nas Fatecs

A primeira edição do Provão Paulista Seriado possibilitou a entrada de 30 estudantes do Vale do Ribeira em universidades públicas do estado. Os estudantes ingressarão no ensino superior neste primeiro semestre. No total, esses alunos somam 36 aprovações, uma vez que alguns deles foram aprovados em duas instituições de ensino superior. Entre eles, 10 foram aprovados na Universidade de São Paulo (USP), seis na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e 20 nas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).

Na cidade de Itariri, houve uma dupla comemoração com os resultados do Provão Paulista para as gêmeas Larissa e Luana Alves Rolim Souza. Isso porque as irmãs, de 18 anos de idade, foram aprovadas para o curso de direito na USP. “Nossa família está muito alegre e orgulhosa, apesar da distância física que logo teremos”, conta Luana Alves Rolim Souza, que junto da irmã concluiu o ensino médio na Escola Estadual Itariri.

Luana Alves Rolim Souza

Como qualquer novo capítulo da vida, essa será a primeira vez em que as irmãs estudarão em locais diferentes. Enquanto Luana foi aprovada na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na capital paulista, Larissa foi aprovada na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, ambas da USP.

“A educação vale a pena e muda mundos. Quando se trata de conquistar seus sonhos e fazer a diferença onde quer que você esteja, é na educação e no conhecimento que você deve se amparar. Portanto, se você tem um objetivo, estude e lute para alcançá-lo. Pode ser difícil e trabalhoso, mas a recompensa vem e é gratificante”, aconselha Larissa aos estudantes que concluem a 3ª série neste ano.

Larissa Alves Rolim Souza

Gabaritar as provas bimestrais não é suficiente para se dar bem no Provão; é necessário deixar o medo do vestibular de lado e usar todas as ferramentas escolares disponíveis, de acordo com o estudante Igor Silva Nascimento, de 18 anos de idade, que concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual João Adorno Vassão, de Juquiá. “Tive todo apoio e incentivo da minha escola e professores, tanto que pude agendar dias para utilizar a sala de informática a fim de me preparar com uso das plataformas oferecidas pela Seduc. Isso fez toda a diferença”, descreve.

Igor é um dos 10 aprovados da USP pelo Provão no Vale do Ribeira, e está de viagem marcada para Pirassununga, onde cursará engenharia de biossistemas, área que lida com a produção agropecuária, energia limpa e afins. “Minha família e parentes estão em grande celebração, sempre me motivando a seguir meus sonhos. Saber que minhas capacidades e conhecimentos me fizeram passar em uma universidade renomada como a USP é um grande orgulho”, conta o estudante.

Igor Silva Nascimento

Provão Paulista

O Provão Paulista Seriado foi implantado no ano passado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). No total, a iniciativa do Governo do Estado disponibilizará 15.369 vagas no ensino superior a partir de parceria inédita da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

A segunda chamada do Provão Paulista está prevista para esta sexta-feira (2).