Em 2003, as escolas estaduais de Ensino Fundamental, ciclo I, das cidades de Araras e Pirassununga implementaram uma ginástica chinesa que melhora a postura, a disciplina, a auto-estima e a concentração do aluno no dia-a-dia e, em conseqüência, na sala de aula.
Trata-se do Lian Gong, uma prática milenar oriental cujo objetivo é desenvolver uma cultura corporal saudável e compatível com as atribuições do mundo contemporâneo. Neste ano, os educadores locais já constataram os primeiros resultados práticos da iniciativa.
A disciplina em sala de aula melhorou, os alunos se mostraram mais motivados e a melhoria da qualidade de vida de alunos e professores pôde ser vista no semblante harmônico de cada um.
Inicialmente, professores de Educação Física foram capacitados por especialistas para ministrar as aulas. O projeto, realizado pela Diretoria de Ensino de Pirassununga, contou ainda com as parcerias das secretarias municipais de Educação, Cultura e Saúde de Pirassununga e com o apoio da fisioterapeuta Sandra Azaritte Brünner.
Segundo a Sociedade Paulista de Lian Gong e Filosofia Oriental, a ginástica Lian Gong em 18 terapias , foi desenvolvida na China pelo Dr. Zhuang Yuen Ming , médico ortopedista da Tradicional Medicina Chinesa (TMC), na década de 60.
A partir dos anos 60, um grupo de 25 médicos de um hospital de Shangai, liderados pelo Dr. Zhuang, percebeu que houve um acréscimo do número de casos de dores musculares e articulares de seus pacientes, em sua maioria trabalhadores de fábricas e escritórios da região. Os casos tinham relação com a mudança da economia chinesa, de rural para industrial, e com os decorrentes desdobramentos para o corpo humano dos indivíduos envolvidos nesta transição.
Eugenio Goussinsky