• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 21/06/2004
Últimas Notícias

Governador vai à Febem nesta terça-feira e prestigia cerimônia de doação de 70.000 livros da Editora Moderna

70.593 livros é o número exato de livros que a Editora Moderna estará doando nesta terça-feira, dia 22, para a Secretaria de Educação. Os livros serão repassados imediatamente para a […]

70.593 livros é o número exato de livros que a Editora Moderna estará doando nesta terça-feira, dia 22, para a Secretaria de Educação. Os livros serão repassados imediatamente para a Febem, para que as 77 unidades qualifiquem as suas bibliotecas, dentro da política educacional implantada pelo secretário Gabriel Chalita. O número de volumes doados representa mais de duas vezes a quantidade necessária para uma biblioteca de universidade de médio porte.

Os livros, que se dividem em material de consulta (como dicionários, atlas e mapas), didáticos (geografia, história, português, matemática e ciências) e clássicos da literatura mundial, serão distribuídos entre as 38 bibliotecas já existentes nas unidades da Febem, servindo também para a criação de pelo menos outras 30 novas bibliotecas a serem utilizadas pelos 6.769 jovens hoje internados na instituição paulista.

A entrega oficial será feita na unidade 34 do complexo do Febem no Brás, às 12h15, por Isabel de Polanco, diretora geral do grupo espanhol Santillana, que controla a Editora Moderna – e que conta, entre suas empresas, com o jornal El País, um dos maiores da Europa e um dos mais importantes do mundo.

Entrega

Um caminhão carregado com os livros doados estacionará em frente ao Complexo da Febem, no bairro do Brás, onde será descarregada a parte destinada às bibliotecas das sete unidades localizadas naquele prédio. Na cerimônia, receberão a doação o secretário estadual de Educação de São Paulo, professor Gabriel Chalita, e o presidente da Febem, professor Marcos Monteiro. Espera-se a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Em seguida um grupo de adolescentes fará uma apresentação de leitura de cartas escritas por eles mesmos para suas famílias. A Editora Moderna receberá também, na ocasião, o Selo Empresa Amiga da Febem.

Logo após a cerimônia, o caminhão com os livros seguirá para o almoxarifado central da Febem, no bairro da Vila Maria Baixa, para que os volumes sejam divididos e encaminhados para todas as unidades de internação. “A generosa iniciativa da Editora Moderna, na pessoa de seu diretor geral, Andrés Cardó, só vem reforçar a nossa política pedagógica para os jovens que a Febem acolhe para internação”, disse o professor Chalita. Para o presidente da Febem, professor Marcos Monteiro, “esta doação é certamente a melhor notícia que a Febem recebe nos últimos meses, e certamente a iniciativa que produzirá frutos mais duradouros”.

Não é demais lembrar que, graças à existência de bibliotecas nas unidades, mais de 50 jovens conseguiram se preparar, durante o período de internação, para vestibulares. Todos estão desinternados hoje e estudam com bolsa oferecida pelo Programa Escola da Família, da Secretaria de Educação.