quinta-feira, 30/12/2021
Creche Escola

Governo de SP anuncia construção de Creche Escola via PAINSP em Mongaguá

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investe R$ 4,6 milhões na construção; unidade deve beneficiar 130 alunos

Nesta quinta-feira (30) o Governador em exercício do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia,e o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, autorizaram a construção de uma nova unidade do Programa Creche Escola no município de Mongaguá. Trata-se da parceria entre Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) junto à prefeitura local, com um investimento de mais de R$ 4,6 milhões através do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp).

“Estamos convivendo ainda com a pandemia, mas precisamos olhar para 2022 com fé e esperança, acreditamos que o pior ficou para trás. Estamos trabalhando muito, gerando oportunidade de emprego e renda, fazendo com que as obras do governo não parem e ajudem no desenvolvimento de SP” disse Rodrigo Garcia.

Entre 2019 e 2021, foram investidos R$ 272 milhões no Programa Creche Escola, gerando 22,1 mil vagas de educação infantil em todo o estado de São Paulo.

“Estou muito feliz em firmar essa parceria com a prefeitura de Mongaguá, que é um município parceiro nosso, e eu tenho certeza de que vocês continuarão a parceria com o estado, fazendo muito mais pela Educação” afirmou Rossieli Soares.

A Creche Escola terá capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. Serão salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço, respeitando todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“O fato de o estado estar junto com o município traz muitas vantagens, a parceira, o compartilhar, só traz coisas boas para todos os munícipes, porque independentemente de estar em uma escola do estado ou da prefeitura todos merecem atenção.”, complementou Regina Cátia Spada Gornicki, Dirigente de Ensino da região de São Vicente, que abrange o município de Mongaguá.

Na ocasião o Secretário também anunciou investimento de R$ 124 mil para cobertura da quadra da Escola Estadual Aida Leda Bauer Davies e R$ 250 mil para climatização da Escola Estadual Agenor de Campos.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 499 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 124 estão em execução. Na região de São Vicente já foram entregues 2 unidades.