segunda-feira, 24/01/2022
Notícia

Governo de SP anuncia investimentos de R$ 20,4 milhões em Educação por meio do PAINSP no Vale do Paraíba

Governador do Estado de São Paulo e o Secretário Estadual da Educação também entregaram cartões do Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes a 173 beneficiários

Neste sábado (22), o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, e o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, anunciaram investimento de R$ 20,4 milhões destinados à construção de escola e ampliação de quadras, além de construção e ampliação de creches em nove municípios do Vale do Paraíba, por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp).

“Este é um Governo que priorizou duas áreas, entre muitas: a saúde pública e a educação”, declarou João Doria. “Na educação, esse investimento é para os planos de educação integrada da região, para mudar a vida das crianças”, complementou.

Os municípios que receberão os benefícios são Aparecida, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Queluz e São José do Barreiro. Do total de investimentos, R$ 13,2 milhões serão destinados para construção de uma escola, R$ 3,9 milhões para construção de uma creche, R$ 1,1 milhão para ampliação de quatro creches e R$ 2 milhões para cobertura de quadras de quatro escolas estaduais.

“Investir na Educação é bastante valioso para nós, ainda mais sendo a primeira infância. Com o Painsp, podemos ajudar muito, tanto em melhoria estruturais, como em melhoria de qualidade no estudo”, afirma Rossieli Soares.

Sobre o PAINSP

O Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp) visa facilitar o repasse de recursos financeiros e apoio técnico do Estado de São Paulo aos municípios, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP). Até agora, esse repasse era feito por meio de um convênio. Com a criação do Painsp, a transferência de recursos começa a ser feita por meio de um Termo de Compromisso, formalizado pela Seduc-SP, de forma mais rápida e menos burocrática.

Os principais eixos a serem viabilizados pelo Painsp são aquisição de materiais didáticos, pedagógicos e tecnologias educacionais; a educação inclusiva; a articulação do transporte escolar; a melhoria na alimentação escolar; a formação e valorização dos profissionais da educação, a melhoria da infraestrutura física; a aquisição de equipamentos; a qualificação da gestão pedagógica, avaliação educacional e estratégia de aprendizagem para alunos com altas habilidades (superdotados).

Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes

Na ocasião, também foram entregues 173 cartões do Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes para os beneficiários do programa.

Com os objetivos de reduzir os impactos da pandemia da Covid-19 ocasionados aos estudantes da rede estadual de ensino, promover a recuperação e o aprofundamento da aprendizagem, prevenir o abandono e a evasão escolar, o programa Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes oferece até R$1 mil por ano letivo para até 300 mil estudantes da rede estadual inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), nas linhas de pobreza e de extrema pobreza.

Para sacar o benefício, o aluno maior de 18 anos contemplado ou o responsável pelo menor deverá acessar o site www.bolsadopovo.sp.gov.br, criar um cadastro no LoginSP (ou usar o mesmo se já for beneficiário de outras frentes do Bolsa do Povo), acessar a área restrita e anotar o número do protocolo e senha. Após acessar o protocolo e senha, os beneficiários deverão comparecer a um caixa do Banco do Brasil (ou correspondentes bancários) e Banco 24Horas.

O cadastro ainda pode ser realizado também pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br. Para se inscrever, basta manifestar interesse e aceitar o Termo de Responsabilidade (no caso, o responsável pelo estudante menor ou o próprio estudante, a partir dos 18 anos).