quarta-feira, 07/02/2024

Governo de SP entrega unidade do Programa Creche Escola em João Ramalho

Secretaria da Educação do Estado investiu R$ 1,6 milhão em construção e mobiliário; unidade tem capacidade para atender 130 alunos

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta quarta-feira (7) mais uma unidade do Programa Creche Escola. Localizada no município de João Ramalho, na Diretoria Regional de Ensino de Tupã, a Creche Escola CEMEI Prefeito Antônio Massaaki Sakata tem capacidade para atender 130 crianças.

Com investimento total de R$ 1,6 milhão, obra e mobiliário foram custeados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A chefe de gabinete da FDE, Sara Lopes, e o dirigente de ensino da região, César Lucas Vendrame, representaram o Governo do Estado na entrega.

Todos os edifícios do programa são equipados com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As construções também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“Dando continuidade ao trabalho iniciado ano passado, começamos o segundo mês de 2024 já com mais duas entregas. Mais crianças poderão usufruir dos prédios de educação básica construídos com padrão FDE”, afirma Sara Lopes.

Além da creche em João Ramalho, outra unidade, com capacidade para 150 alunos e investimento de R$ 1,3 milhão, foi entregue nesta quarta-feira na cidade de Valentim Gentil.

Programa Creche Escola

Desde o início da atual gestão, em 2023, a Seduc-SP entregou 30 unidades do Programa Creche Escola. Foram geradas 3.800 novas vagas e investidos cerca de R$ 54,2 milhões. Desde sua implantação, em 2011, foram entregues 582 creches, sendo 39 na capital e 543 no interior. Na região da Diretoria de Ensino de Tupã, foram inauguradas 11 creches, totalizando 1.400 vagas desde o início do programa, com investimentos de R$ 16,6 milhões.

Para a viabilização de novas creches, a Seduc-SP e os municípios assinam um termo de compromisso. Com o programa, o governo estadual espera expandir o atendimento a alunos dessa faixa etária, prioritariamente em localidades com maior vulnerabilidade social.

À FDE, entre outras ações, cabe a elaboração do projeto, além de vistorias mensais de acompanhamento e cumprimento do cronograma físico-financeiro.