terça-feira, 16/12/2003

Governo Presente: assinatura de autorizações beneficia a região de Santos

Governador do Estado autoriza funcionamento de programas educacionais e opções para a formação continuada de professores Na cerimônia de enceramento do 11º Fórum São Paulo: Governo Presente, na cidade de […]

Na cerimônia de enceramento do 11º Fórum São Paulo: Governo Presente, na cidade de Santos, no dia 16 de dezembro de 2003, o Governador Geraldo Alckmin assinou autorizações de funcionamento do Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI), do Programa Escola da Família, do Programa Bolsa Mestrado e dos Centros de Educação Continuada de Professores da rede estadual de ensino na Região Administrativa de Santos.

Essas autorizações beneficiam os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, num investimento de R$ 1,2 milhão do Estado na região.

Programas Educacionais

O PAI tem o objetivo de alfabetizar jovens e adultos por meio de parceria com as instituições de ensino superior da região de Santos. Universitários do último ano de Pedagogia atuam como monitores na alfabetização de pessoas das comunidades próximas, de acordo com as demandas locais.

O espaço físico é cedido pela instituição parceira e a Secretaria de Estado da Educação presta toda a assessoria pedagógica para o bom andamento do programa. Mas o PAI já funciona com força em todo o Estado: são mais de 43 mil alunos cadastrados, 112 instituições parceiras e mais de 1,7 mil classes formadas.

O Programa Escola da Família não fica para trás: ele abre as 6 mil escolas estaduais nos fins de semana com atividades de lazer, esporte, cultura e formação profissional, beneficiando os 6 milhões de alunos da rede pública estadual de ensino, suas famílias e a comunidade do entorno escolar.

Para a Região Administrativa de Santos o Governador Geraldo Alckmin autorizou a concessão de 1.000 bolsas de estudos para os universitários que atuam como monitores nas escolas. “Mil universitários que pagam faculdade e não estão tendo dinheiro para pagar a faculdade recebem metade da bolsa da Secretaria da Educação e a faculdade dá a outra metade. Em contrapartida, ele presta um serviço à sociedade: ser educador universitário, monitor das escolas no fim de semana”, explica o Governador.

Formação Continuada de Professores

A formação continuada de professores também foi lembrada neste Fórum Governo Presente. Foram concedidas 20 bolsas de estudos pelo Programa Bolsa Mestrado aos professores efetivos da rede estadual pública no valor de R$ 432 mil.

Também foram autorizados o funcionamento de dois Centros de Educação Continuada de Professores, um para atender educadores da Diretoria de Ensino de Santos e outro para os professores da Diretoria de São Vicente. O investimento para a instalação e adequação dos ambiente de formação continuada foi de pouco mais de R$ 115 mil.

Tatiana Pinheiro