• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/08/2020
Boas Práticas

Grêmios estudantis de Indaiatuba se unem para combater cyberbullying

Em reunião online alunos de duas escolas criaram cartilha com informações sobre o tema e personagem para incentivar a denúncia de casos

O bullying, agressão física ou verbal repetida, é amplamente discutido e combatido nas escolas estaduais de São Paulo e com a suspensão das aulas presenciais e uso da tecnologia para mediar o ensino, o cyberbullying, prática de bullying no ambiente virtual, se tornou também um alerta para as comunidades escolares. Em Indaiatuba, os grêmios estudantis das escolas Profº Hélio Cerqueira Leite e Profª Suely Maria Cação Ambiel Batista se uniram para realizar um projeto de combate a essa prática.

Em uma videoconferência, as agremiações debateram o assunto e elaboraram dois projetos: uma cartilha com informações sobre como identificar e combater o cyberbullying e a criação do personagem marujo Sr. Hélional que apoia estudantes vítimas da prática. O estudante Bruno Eduardo, da escola Hélio, avaliou como positiva a inciativa de unir forças entre as duas unidades “Foi, sem dúvida, uma junção muito boa e agradável e, além disso, a primeira vez que fizemos algo semelhante. O resultado não poderia ter sido melhor”.

A cartilha criada traz informações sobre o cyberbullying desde a origem, as definições e até como identificar a prática e combatê-la. Também conta com depoimentos anônimos de vítimas. A aluna Gabrielly Vitória, da escola Suely, explicou o conceito do material. “A sociedade enxerga o bullying e o cyberbullying como algo menos grave e bem distante da nossa realidade. Por isso a importância da cartilha para que saibamos lidar com as informações quando essa situação estiver perto de nós”.

As duas unidades contam com a figura do professor mediador, responsável pela solução de conflitos no ambiente escolar. Thays Gabrielle Wenzel Ferreira Cavaglieri é quem atua na escola Suely e ela explicou como a falta de conhecimento pode ocasionar a prática entre os alunos. “Quando elaboramos o plano da melhoria da convivência escolar com foco na prevenção ao cyberbullying, identificamos como causas principais a falta de esclarecimento sobre o uso das redes sociais, os impactos causados pela violência cometida no ambiente virtual e a falta de empatia com o outro”, afirmou. Na escola Hélio, o responsável pela mediação de conflitos é o professor Paulo Eugênio da Silva.

Já o personagem Sr. Hélional, criado pelos estudantes, é um marujo muito sábio, acostumado a navegar por águas turbulentas e está sempre preparado para enfrentar os perigos e ajudar a sua tripulação. Ele serve de apoio aos alunos que estão passando por alguma situação delicada. A ideia é que eles encaminhem a imagem do personagem para seus professores ou gestores que eles entenderão a mensagem e iniciarão uma conversa de apoio.

A ilustração do marujo foi feita pela aluna Fernanda Larroza e ele também pode ser encontrado no Instagram em @helio_nial, “Nós temos alunos do Hélio e do Suely que estão responsáveis em manter esta rede e este painel ativos como um espaço de troca entre todos. A Thays e o Paulo sempre nos apoiam e verificam as postagens”, explicou Gabrielly.