segunda-feira, 19/08/2019

Hoje (19) é o último dia de inscrições no Desafio Inova Escola

Grupos de 2 a 8 educadores devem formar trilhas educativas e enviar o projeto pelo site

Professores e educadores de toda a rede de São Paulo têm até o dia de hoje para fazer inscrições de projetos no Desafio Inova Escola, iniciativa que tem como objetivo divulgar soluções inovadores para desafios do dia-a-dia.

Faça sua inscrição aqui

A ideia do concurso é que os professores identifiquem um desafio real vivenciado pelos próprios educadores e/ou pela comunidade escolar que ocorre nas dimensões do fazer educativo: tempos, espaços, práticas, currículo ou relações. A partir desse desafio, educadores devem propor uma solução que seja inovadora e aplicável em todo o ambiente escolas.

“Muito mais do que uma ação pontual, a inovação é um processo de mudança ou transformação que, preferencialmente, deve ter continuidade para fazer parte da cultura escolar”, pontua Cecília Mota, presidente do CONSED e uma das parcerias do programa, em conjunto com a Undime e a Fundação Vivo.

A participação está vinculada à criação de grupos de educadores, de 2 a 8 pessoas, que preencher um formulário com uma trilha informativa, que nada mais é do que a reunião de todos os educadores com a reflexão sobre o desafio e o plano de inovação que responda ao problema identificado pelos educadores. A trilha informativa deve conter a reflexão de todos com um plano de inovação que responda a uma necessidade identificada em cada contexto escolar.

“Um dos grandes desafios que temos é o processo da Educação Continuada. Temos que repensar, em conjunto com o MEC, a avaliação dos estudantes e também repensar juntos a formação inicial de professores”, relata Luiz Miguel, presidente da UNDIME-SP.

O plano de inovação é submetido a uma comissão avaliadora, que reconhece os destaques regionais e nacionais com diferentes níveis de premiações, entre eles imersão em escolas inovadoras brasileiras, assessoria técnica e apoio financeiro de até R$10mil.