• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/07/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Caridade

A data representa a importância das atividades voluntárias como fortalecimento da sociedade

Em 19 de julho se comemora o Dia Nacional da Caridade. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da solidariedade, como um meio para desenvolver um bom relacionamento entre todos. Na Educação, a solidariedade tem lugar de destaque e, cada vez mais, alunos e alunas se juntam aos professores e demais funcionários para promover o voluntariado, fortalecer os laços com a comunidade e ajudar a quem precisa.

Em 2018, as unidades que compõem o Programa Escola da Família foram, uma vez mais, pontos de coleta da Campanha do Agasalho. A iniciativa é do Fundo Social de Solidariedade do Estado, que neste ano firmou parceria com a turminha do estúdio Mauricio de Sousa. “Pessoas em situação de risco precisam estar preparadas para o tempo de inverno, e a campanha do agasalho é importante e necessária para atingirmos esse objetivo”, disse Mauricio de Souza no lançamento da Campanha.

As caixas confeccionadas por voluntários do PEF e estudantes da rede receberam doações de roupas limpas e de boa qualidade. Casacos, sapatos e cobertores também foram depositados. Todo o material recolhido foi encaminhado às entidades assistenciais, hospitais, albergues da capital e municípios paulistas.

Todos os anos, além de doar, algumas unidades também participam da distribuição dos donativos. Assim, quem precisa de algum item só precisa ir a uma das escolas participantes e retirar a contribuição. “Essa é uma ação que acontece há muitos anos, e já foi muito bem aceita pelo PEF. E o bom é que a comunidade é bastante solidária e participa ativamente. O número de agasalhos arrecadados sempre surpreende”, relata Carmen Lúcia Bueno Valle, coordenadora geral do Programa Escola da Família.