• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/09/2005
Últimas Notícias

Inclusão educacional é tema da I Mostra Escola Acolhedora

A Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta quinta-feira, 22 de setembro, a I Mostra Estadual Por uma Escola Acolhedora, na sede do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), em […]

A Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta quinta-feira, 22 de setembro, a I Mostra Estadual Por uma Escola Acolhedora, na sede do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), em São Paulo. O objetivo é apresentar as mudanças na conscientização de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais e a prática desses conceitos desenvolvidos nas escolas estaduais.

O evento teve a participação de p rofissionais da educação, coordenadores pedagógicos e representantes de instituições ligadas ao tema. “O trabalho de inclusão educacional, desenvolvido pelo governo do Estado, prova mais uma vez que tudo aquilo que é feito com amor e acolhimento vale a pena”, explicou a representante da Secretaria da Educação, professora Mariléa Nunes.

No encontro, os participantes conferiram a exposição de pôsteres com trabalhos específicos na área de inclusão desenvolvidos por escolas de 28 diretorias de ensino. Em seguida, depoimentos e apresentações em vídeos mostraram os resultados do projeto “Escolas de Apoio à Inclusão na Capital de São Paulo”, realizado em oito unidades de ensino. O projeto, acompanhado pelo CAPE e desenvolvido em parceria com o Conselho Britânico, avalia e acompanha as iniciativas de escolas inclusivas.

“Os grupos de profissionais envolvidos nesse projeto utilizam novas metodologias capazes de aumentar a capacidade de se adaptar e responder a essas mudanças no ambiente. Agradeço a todos que ajudaram a tornar esse projeto um sucesso”, disse Mel Ainscow, professor da Universidade de Manchester, que há dois anos atua junto ao CAPE.

Na parte da tarde foi lançado o livro Leitura, Escrita e Surdez, da professora Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka, obra desenvolvida desde 2003 pelo Centro de Apoio Pedagógico Especial com as 89 Diretorias de Ensino do Estado, por meio de orientações técnicas.

A I Mostra Estadual por uma Escola Acolhedora, vai até esta sexta-feira, 23, com apresentações de vídeos, pôsteres, comunicação oral e mesa redonda sobre o tema.

Confira a programação da mostra:

22 de setembro

13 horas – Mesa-redonda: A formação de professores na Educação Básica: a preparação para o ensino da diversidade.

Mediador: Leila Iannone

Debatedores:

Julio Romero

Marcos José da Silveira Mazzota

Sonia Teresinha de Sousa Penin

Maria Alice Rosmaninho Perez

15 horas – Café

15h15 – Debate

16 horas – Lançamento do livro Leitura, Escrita e Surdez

23 de setembro

Apresentação dos trabalhos realizados pelas Diretorias de Ensino

8h30 – Comunicações orais e sessões de vídeo

12 horas – Intervalo

13 horas – Comunicações orais e sessões de vídeo

17h10 – Encerramento

Local: Auditório do CAPE

Rua Pensilvânia, nº 115 – Brooklin – São Paulo/SP

 

Renata D´Angelo

Fotos: Laércio Marmo