quarta-feira, 05/06/2019
Boas Práticas

Iniciativas de estudantes reforçam compromisso da escola com o meio-ambiente

Reutilização de camisetas para decoração e coleta seletiva são alguns dos projetos

Comemorado todo dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é um lembrete de como é importante a busca por soluções sustentáveis dentro de empresas e organizações. No Projeto Guri, programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a data é destaque e foi tema de diversos projetos criativas no dia.

O polo local da cidade de Alvares Machado fez uma parceria com um trabalho social na cidade e recebeu diversas cortinas, confeccionadas com camisetas doadas pelos estudantes. “Nos Polos Mirante do Paranapanema e Narandiba, com uma mobilização que contou com o apoio da comunidade, familiares e dos próprios alunos, foi possível desenvolver capas para instrumentos, tapetes de retalhos e bolsas”, descreve Maria Fernanda Belonci, supervisora operacional do Polo Regional Presidente Prudente.

No Polo Regional Jundiaí, o processo de reutilização das camisetas também foi aplicado. As roupas foram usadas para confeccionar bolsas, sacolas, capas para cadernos, mochilas e almofadas. Os itens foram produzidos pela mãe de duas alunas e distribuídos aos Guris, que destacam a importância de ações de conscientização de hábitos saudáveis para o planeta.

Já no Polo Regional de Marília, uma parceria entre uma coletora local revolucionou o programa de coleta seletiva da unidade. O material recolhido foi transformado em objetos decorativos, cortinas, vasos, entre outros. “Está em nossa programação deste ano uma atividade socioeducativa com os alunos para incentivar a coleta diretamente no polo. Assim, eles poderão trazer os materiais recicláveis de suas residências também”, afirma Talita Brandão, coordenadora do Polo Regional Marília.

Parceria com as secretarias municipais

Nas cidades de São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul, o Projeto Guri realizou uma parceria com as Secretarias de Meio Ambiente de cada município, que agora servem como ponto de coleta de recicláveis da comunidade.

Semanalmente os moradores locais levam os materiais para ambos os polos e uma cooperativa faz a remoção. “Recebemos todos os tipos de materiais. Desde óleo usado até eletrônicos. Além disso, exercitamos nos Guris uma conscientização sobre o uso de descartáveis. Há três anos, aproximadamente, não usamos copos plásticos nas unidades”, explica Marcia Brisola, coordenadora de polo do Projeto Guri.

Gildemar Oliveira, coordenador da Regional de Sorocaba, pontua que toda a comunidade se empenhou em 2019. “Neste ano, iniciamos também uma horta e um jardim tanto no Polo São Miguel Arcanjo como no Polo Pilar do Sul, a fim de despertar uma preocupação com o meio ambiente”, completa.

O Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.