• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/07/2016
Pais e Alunos

Inscreva o seu Grêmio Estudantil no Prêmio Construindo a Nação

Concurso valoriza práticas de jovens que promovem mudanças no ambiente escolar e na comunidade

Alunos que participam ou participaram de grêmios em 2015 e 2016 podem se inscrever para a 16ª edição do Prêmio Construindo a Nação, do Instituto Cidadania Brasil, até 31 de julho. Com o tema “ Os grêmios na comunidade – A vez dos municípios”, o concurso dará voz aos projetos de impacto social. No ano passado, a E.E. Conde de Pinhal, da região de São Carlos, garantiu o terceiro lugar nacional com a ação “Desperdício que ensina”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para participar, os interessados devem inscrever os projetos em vídeo, de no máximo 5 minutos, no site do Instituto Cidadania. Os trabalhos devem envolver a comunidade em assuntos como saúde, cultura, tecnologia, produção, filantropia, educação, trabalho ou meio ambiente. Será dada atenção especial a projetos relacionados ao ambiente escolar e entorno. 

Não só grêmios, mas membros de qualquer grupo ou representação estudantil podem contribuir, desde que desenvolvam práticas cidadãs a partir de trabalho voluntário. Os vencedores receberão um prêmio de dez mil reais em equipamentos eletrônicos, que devem permanecer no espaço utilizado pelo grêmio.

Grêmio estudantil

O grêmio proporciona a oportunidade de estimular outros estudantes a participar da vida escolar e também da rotina da unidade, com projetos sociais, culturais, esportivos, e promover um lugar de debate entre os estudantes. Em 2016, as escolas da rede estadual de São Paulo promoveram eleições unificadas pela primeira vez.