• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/03/2012
Imprensa

Inscrições para festival de hip-hop na região de Caraguatatuba são prorrogadas até 21 de março

A competição será realizada em 31 de março na cidade de São Sebastião Evento será o primeiro de cinco concursos do gênero musical que a rede estadual promoverá para toda […]

A competição será realizada em 31 de março na cidade de São Sebastião

Evento será o primeiro de cinco concursos do gênero musical que a rede estadual promoverá para toda a comunidade escolar

Foi prorrogado até o dia 21 deste mês o prazo de inscrições para o primeiro festival do projeto “Hip-hop Ensina”, realizado por meio de parceria entre as secretarias de Estado da Educação e da Cultura. O evento será realizado no próximo dia 31, na Escola Estadual Professora Josepha de Sant’ Anna Neves, na cidade de São Sebastião, região de Caraguatatuba. A programação inclui participação especial do rapper Max B.O., apresentador do programa Manos e Minas, da TV Cultura. As inscrições devem ser efetuadas no seguinte endereço eletrônico: http://www.projetoape.com.br/?pg=inscricaohiphop.

As músicas deverão ter conteúdo educativo e abordar temas como riscos do uso de álcool, tabaco e drogas, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, combate à violência, e discussão das igualdades de gêneros ou de etnias.

Além da letra, o artista deverá criar um vídeo com a música e postar no site Youtube. Todo o material deverá ser encaminhado ao endereço pef_hiphopensina@projetoape.com.br, aos cuidados da equipe de organização do projeto. As 15 melhores composições serão escolhidas para participar do festival, desenvolvido pelo programa Escola da Família e pelo projeto Ações Preventivas na Escola, ambos da Secretaria da Educação.

“Nosso principal objetivo é utilizar o potencial da cultura juvenil para trabalhar a questão da prevenção no ambiente escolar. Nesse sentido, o hip-hop tem se mostrado um veículo eficaz nos processos de aprendizagem”, explica Rubia Carla do Prado, membro da equipe do Escola da Família e uma das idealizadoras da ação.

O festival terá comissão julgadora composta por júri técnico e artístico, que avaliará aspectos como interação com o público, abordagem do tema, proposta artística, performance, entre outros critérios.

Outros festivais

As próximas etapas do projeto serão agendadas nas cidades de Jaú, São Paulo, Sertãozinho e Sumaré. Os três melhores classificados de cada região serão premiados com troféus. Entre os que tiverem a primeira colocação em cada um dos eventos, será escolhido um artista para representar o programa Escola da Família no Encontro Paulista de Hip-Hop, a ser realizado em novembro.

“O nosso interesse é enfatizar o conceito desse gênero musical como instrumento pacífico de transformação social, levando à prática essa teoria”, explica Márcio Santos da Silva, assessor de projetos em hip-hop da Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre o programa Escola da Família

Com o objetivo de aproximar sociedade e escola, desde 2003, o Escola da Família promove a integração entre estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos da iniciativa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.