terça-feira, 12/06/2007
Últimas Notícias

Inscrições para Programa Jovem Embaixadores 2008 já podem ser feitas

Os interessados em participar do programa deverão procurar a secretaria de sua escola de 13 de junho a 10 de agosto. Também é possível obter no site da Embaixada Americana – http://www.embaixada-americana.org.br -, onde é possível solicitar o questionário preliminar. Em seguida, deverão preenchê-lo, anexar os comprovantes dos pré-requisitos e entregar esse material até o […]

Os interessados em participar do programa deverão procurar a secretaria de sua escola de 13 de junho a 10 de agosto. Também é possível obter no site da Embaixada Americana – http://www.embaixada-americana.org.br -, onde é possível solicitar o questionário preliminar. Em seguida, deverão preenchê-lo, anexar os comprovantes dos pré-requisitos e entregar esse material até o dia 03 (três) de agosto. Os candidatos selecionados ficarão nos Estados Unidos durante duas semanas, de 12 a 27 de janeiro de 2008.

O projeto, que existe há seis anos, seleciona jovens entre 15 e 18 anos, sem condições financeiras para viajar ao exterior, com fluência em inglês, que estudem na rede pública de ensino e tenham bom desempenho escolar. Além disso, são valorizadas características como iniciativa e boa desenvoltura oral, flexibilidade, facilidade de relacionamento e engajamento em atividades de responsabilidade social.

Durante a primeira semana nos Estados Unidos, os estudantes visitarão os principais monumentos, museus, órgãos do governo, escolas e representações em Washington. Depois, em grupos menores, os jovens viajarão para estados-anfitriões, onde ficarão hospedados em casas de famílias norte-americanas, freqüentarão aulas em uma escola de Ensino Médio nos Estados Unidos.

Inscrições

As inscrições para o programa poderão ser feitas até o dia 10 de agosto, após preenchimento de formulário preliminar disponível no site da embaixada americana (www.embaixada-americana.org.br). Os candidatos que passarem por essa primeira fase serão convidados para um exame escrito a ser elaborado pela Embaixada dos Estados Unidos. Aqueles que obtiverem os melhores resultados serão convidados para uma entrevista oral (data e horário a ser determinado pelas instituições parceiras) e, na seqüência, receberão a visita em suas casas por representantes da instituição parceira. Os candidatos que conseguirem a melhor pontuação ao final dessas fases terão seus formulários e documentação enviados para a Embaixada para a seleção final. Os nomes dos selecionados serão divulgados em 19 de outubro. A viagem deve ocorrer entre 12 e 27 de janeiro.

Programação nos Estados Unidos

Primeira etapa: em Washington, os Jovens Embaixadores visitarão a capital dos Estados Unidos, visitarão os principais monumentos, museus, órgãos do governo, escolas e representações da comunidade.

Segunda etapa: em grupos menores, os Jovens Embaixadores viajarão para estados-anfitriões, onde ficarão hospedados em casas de famílias norte-americanas, frequentarão aulas em uma “high school”, escola de Ensino Médio nos Estados Unidos e farão apresentações sobre o Brasil.

Histórico

Em 2006, o Programa Jovens Embaixadores transformou-se em e, a partir de 2007, passou a ser reproduzido em outros oito países da América Latina. Até agora, o programa já contemplou 107 estudantes brasileiros com um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos. Também, em colaboração com o Escritório de Consultas Educacionais da Comissão Fulbright, foi possível oferecer a esses jovens de destaque oportunidades de bolsas de estudo para cursos de graduação em universidades norte-americanas que, somadas, superam US$1.5 milhões.

Dentre os s colaboradores encontram-se o Conselho Nacional de Secretarios de Educação – CONSED, o Ministério da Educação – MEC e a rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos. Há, ainda, parceiros do setor empresarial, dentre eles a Câmara Americana de Comércio – AmCham, a Federal Express – FEDEX, a Continental Airlines, a Merck Sharp & Dohme e a Dow Plásticos América Latina.