• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/01/2019
Ensino Fundamental

Jardim da Casa das Rosas é uma ótima opção de passeio

Construída na década de 20, a mansão é uma das mais antigas existentes na avenida Paulista, em São Paulo

Projetada pelo arquiteto brasileiro Ramos de Azevedo, a Casa das Rosas foi construída na década de 20 e é uma das antigas mansões ainda existentes na avenida Paulista, um dos grandes cartões postais de São Paulo.

A partir de 1991, o local passou a ser um museu de arte e foi batizado de “Casa das Rosas”, por causa dos belos jardins repletos de roseiras. Atualmente, o espaço cultural mantém uma programação voltada para eventos literários. Confira a agenda de janeiro aqui.

Além disso, você pode aproveitar o lindo jardim repleto de rosas para colocar a leitura em dia nos bancos disponíveis para os visitantes ou até mesmo aproveitar as exposições e oficinas.

“Eu gosto de aproveitar quando estou na Paulista e passar na Casa das Rosas. Sentar nos bancos e ler um livro parece que estou no campo mesmo ainda estando na cidade”, fala o motorista Belmiro da Silva.

Mostra “Arquitetura da memória”

O casarão no estilo clássico francês ganhou uma mostra sobre a sua história que conta a sua preservação, utilização e inserção no contexto da capital paulista. A exposição ficará disponível gratuitamente até o dia 31 de março de 2019.

“A vocação da Casa das Rosas, como museu, é permitir uma visão das transformações urbanas e culturais de São Paulo. A exposição ‘Arquitetura da memória’ é particularmente importante porque se vale do imóvel, um raro representante de outra época da vida na cidade, para mostrar modos de utilização de um patrimônio histórico que atendem aos interesses do público da metrópole”, afirma Marcelo Tápia, diretor da Casa das Rosas.

Os visitantes poderão mergulhar por meio de fotos e objetos antigos de um período em que a mansão pertencia  a uma família tradicional paulista. Terão a oportunidade também de descobrir diversas utilizações do imóvel, passando de uma residência particular para galeria pública de arte e Museu-Casa Literário.

SERVIÇO

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h