• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 31/05/2004
Últimas Notícias

Jornal vira material didático em Mogi das Cruzes

Professores e alunos de 18 escolas de Mogi das Cruzes, município de São Paulo, estão utilizando matérias jornalísticas como forma de aprendizagem nas salas de aula. O programa surgiu dos […]

Professores e alunos de 18 escolas de Mogi das Cruzes, município de São Paulo, estão utilizando matérias jornalísticas como forma de aprendizagem nas salas de aula.

O programa surgiu dos projetos “Desenvolvendo a Literatura” e “Repórter por um Dia”, que teve inicio há 8 anos na Diretoria de Ensino. Com a coordenação de professores de várias disciplinas, os alunos abordam temas cotidianos publicados no Diário de Suzano, parceiro do projeto. O jornal é utilizado como ferramenta pedagógica nas escolas de ensino fundamental da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes.

Os estudantes trabalham em duplas ou grupos. Para deixar a atividade mais próxima possível de um trabalho jornalístico, parte do grupo faz as pesquisas enquanto os outros colegas produzem fotografias sobre os temas escolhidos.

O método adotado surgiu como sugestão da própria equipe do Diário de Suzano, que em 96 visitou a escola e propôs um projeto pedagógico envolvendo o jornal e a sala de aula.

As escolas da Diretoria de Mogi recebem o periódico diariamente por assinatura e mais 30 exemplares não atualizados para os professores trabalharem com seus alunos.

De acordo com professora Maria José, responsável pelo projeto na Diretoria de Ensino, o jornal também promove concursos de Contos e Crônicas com direito a premiações como lembranças e medalhas para os estudantes.

“O concurso é caracterizado pela qualidade das redações e serve de estimulo para os jovens se aperfeiçoarem na língua portuguesa e na educação em geral”, afirma a professora.

Alexandre Nunes Peppe